2º Congresso Mundial de REA da UNESCO em setembro

Instituto Educadigital será representa sociedade civil brasileira no principal congresso global sobre Recursos Educacionais Abertos (REA)


Liubliana, capital da Eslovênia, será a sede do 2º Congresso Mundial de REA da UNESCO. Com duração de 3 dias, de 18 a 20 de setembro, vai reunir lideranças governamentais no mundo todo, além de pesquisadores, sociedade civil e profissionais atuantes na área.

O tema central do evento é como os Recursos Educacionais Abertos (REA) podem contribuir com a melhoria da equidade e da qualidade da educação, tendo como base o 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Desde o 1º congresso, realizado em 2012 em Paris (França), que gerou a Declaração REA de Paris, o Brasil vem marcando presença e relatando os avanços na área por meio de projetos e ações de política pública em diversos níveis: municipal, estadual e federal. Inscrições abertas.

Como ação preparatória para o Congresso, a UNESCO e o Commonwealth of Learning organizaram as Consultas Regionais nos cinco continentes para levantar as principais estratégias relacionadas à REA nos diversos países nas seguintes categorias:

  • formação para uso, reuso e compartilhamento de REA;
  • barreiras culturais e de linguagem;
  • equidade no acesso a conteúdo de qualidade;
  • novos modelos de negócio;
  • desenvolvimento de política pública

A Consulta Regional Américas ocorreu no início de abril e os relatórios sistematizados estão disponíveis em inglês pelo site: http://rcoer.col.org/resources–documents.html

Para fazer parte da comitiva brasileira que está sendo organizada pela Iniciativa Educação Aberta, envie um email para contato@aberta.org.br

Veja também