Realizado no Centro Cultural de São Paulo, segunda edição do evento contou com painel sobre educação e práticas pedagógicas abertas na gestão pública
Para falar sobre educação aberta, recursos educacionais, licenças e repositórios abertos, a Parceria Governo Aberto (OGP-Brasil) convidou a diretora-executiva do Instituto Educadigital, Priscila Gonsales, o pesquisador da Cátedra UNESCO de Educação Aberta do Nied/Unicamp, Thiago Soares e o professor da rede municipal de São Paulo, Alex Meusburger. A mediação foi da coordenadora do Pátio Digital da Prefeitura de São Paulo, Fernanda Campagnucci.
Dentre os temas debatidos, o conceito de “educação aberta”, “recursos educacionais abertos” e a importância desses temas para a política pública. Priscila aproveitou para apresentar o guia Como Implementar uma Política de Educação Aberta e REA, que está disponível para leitura on-line e para baixar. Thiago relatou o estudo de repositórios educacionais na América Latina que foi realizado em 2014, ressaltando a dificuldade de um padrão que favoreça os usuários, seja em termos de acesso, como também de classificação dos objetos do acervo segundo critérios de licença.
Jorge Machado (USP), Priscila Gonsales (Educadigital) e Cristiano Ferri (LabHacker)
Com o recente lançamento da nova plataforma do MEC em software livre, espera-se que seja possível criar novos repositórios por meio da cooperação entre países. Já Alex Meusburguer abordou a questão das práticas educacionais abertas, do trabalho diversificado que a a robótica permite ao professor, favorecendo os diferentes saberes e perfis dos alunos.
Segundo Fernanda Campagnucci, o governo aberto visa aproximar governo com a sociedade, o que significa transparência, colaboração, participação social, responsabilização do gestor público. Em educação, surge uma dimensão nova, a dimensão pedagógica. “Não basta abrir somente as questões como alimentação escolar, transporte, repasse de recursos para a escola, orçamento, é fundamental envolver o a comunidade escolar que está presente no contexto, além de ressaltar a questão do que as crianças estão aprendendo, quais os princípios, valores e estratégias utilizadas”, explicou Fernanda.