Cidadania Digital não era uma expressão disseminada como tem sido nestes tempos de pandemia. O que vem acontecendo é que a cidadania digital foi acelerada e está chegando do jeito que “dá”, contexto da subjetividade de cada docente e da própria escola
Por Graça Santos
facilitadora associada em Design Thinking para Educadores
O Blog da Escola Municipal Sargento Euclides Alves de Araújo surgiu em junho de 2019, com o propósito inicial de registrar e tornar pública as ações praticadas. Ao diagnosticar as demandas pedagógicas “abaixo do iceberg” entre ensino e aprendizagem, boas práticas, formação continuada livre, alfabetização, letramento e projetos em geral, entendi que poderia ampliar e aprofundar as boas práticas da orientação educacional a distância, ou seja, não apenas nos dias em que atuava na carga horária, e ou nas reuniões pedagógicas e com os responsáveis e familiares.
O blog tem as seguintes seções:
• A Escola – apresento a escola com um texto de Paulo Freire; Dados do Censo Escolar e ao nome das pessoas e suas atribuições;
• O Blog – registro a intencionaliodade do Blog;
• Projeto Mentes & Corações – Conexões e Diálogos sobre Educação;
• Escrita, Alfabetização & Letramento – Pesquisa e Curadoria de materiais diversos para trabalhar leitura, escrita, alfabetização;
• Aprendizagem Criativa – Incentivo ao conhecimento da Rede Criativa de Aprendizagem;
• BNCC em profundidade – Materiais para consulta docente
• Estante Mágica no Sargento – Registros do processo de execução do projeto, que antes era na escola, e durante a quarentena, tornou-se um projeto piloto em casa.
A situação que precisava ser aprimorada era oferecer apoio constante aos docentes, a partir das demandas diagnosticadas pedagogicamente. Em seguida, ser o vínculo entre professores, escola, alunos e pais durante a pandemia. O Blog tem funcionado como um “diário de bordo” de cada docente.
Objetivos da prática
• Promover ao máximo o bem-estar dos professores e resolver os seus desafios pedagógicos;
• Propor uma nova cultura de trabalho;
• Gerar ideias que se complementam e criam algo novo vinculando o ensino e a aprendizagem, o aluno e a escola no período da pandemia;
• Estimular o protagonismo docente e a cultura de colaboração;
• Orientar quem orienta antes, durante e após pandemia.
Processo de implementação
Para implementar a prática, foram usadas argumentações pedagógicas individuais, coletivas e colaborativas, demonstrando a possibilidade de oferecer apoio remoto contínuo, afetivo e efetivo.
• Acolhimento constante das dores e urgências pedagógicas;
• Criatividade, tempo, dedicação, disponibilidade para acolher, escutar e orientar os docentes engajados em promoverem a sua prática docente remotamente;
• Orientações sobre curadoria de materiais diversos (vídeos, youtube, drive, pdfs, links etc).
Abordagem metodológica
O Design Thinking, por ser uma a abordagem de pensamento que combina a necessidade do contexto educacional com as possibilidades para atender as demandas pedagógicas dos professores foi usada para guiar boa parte dos caminhos e desafios constantes.
Passo 1 – Empatia
• Entendimento da situação contextual da escola, antes e durante pandemia.
• Observações da prática docente em sala de aula com autorização da professora.
• Escutas individuais para buscar as necessidades das professoras;
• Escutas coletivas em encontros pedagógicos;
• Vivências colaborativas em sala de aula com alunos e professoras;
• Imersão nas anotações e comentários das professoras e especialistas para compreensão de quais informações e contextos pedagógicos poderiam apoiar as professores na realização de atividades em ambientes digitais de aprendizagem;
Passo 2 – Definição dos múltiplos desafios
• Registros, anotações referentes à cada observação e escuta pedagógica individualmente;
• Compilação das falas, anseios e necessidades didáticas pedagógicas das professoras por ano de escolaridade;
• Identificação de padrões urgentes e necessários para propor uma nova cultura de atuação docente.
Passo 3 – Ideias
• Criação de uma conta e endereço eletrônico;
• Criação do blog e nome do Blog;
• Criação da URL e template dinâmico;
• Criação das páginas fixas com Recursos e Estratégias Pedagógicas;
• Criação de pasta compartilhada;
• Criação de um canal no youtube para converter os vídeos enviados via mensagens instantâneas;
• Encontro pedagógico para apresentar as ideias;
• Convites à criação e cocriação das atividades;
• Criação de links específicos para professores;
• Envio das atividades pelos professores para as especialistas da escola;
• Revisão do material enviado e conversão em pdf;
• Criação de uma “capa” padrão para identificação dos professores;
• O link dos professores será sempre atualizado com as atividades e materiais enviados.
• Combinação de um dia da semana, no caso a sexta-feira, para envios das atividades, imagens, vídeos;
• Alimentação do blog e curadoria.
Passo 4 – Protótipos
• Apresentação do blog por meio de envios do link para cada professor via mensagem instantânea;
• Orientações de como acessar e enviar aos grupos de mensagem instantânea para familiares criados pelas professoras;
• Orientações de como multiplicar os acessos ao link específico tornando ainda mais visível o trabalho docente para alunos e familiares;
• Atualizações semanais dos links específicos, a partir dos envios de materiais pelas professoras e especialistas;
• Envio da atualização do blog;
• Orientações de como localizar o espaço para escrever comentários;
Passo 5 – Experimentações
• Interação constante a partir da compreensão da rotina pedagógica de cada professor;
• Cocriação de uma boa experiência coletiva, envolvendo professores, alunos, especialistas e familiares.

Posso destacar aqui 14 professores engajados no envio das atividades práticas neste Blog, além dos familiares que enviaram vídeos, imagens e relatos.
124 vídeos no Canal do YouTube – Blog do Sargento
Professora Kézia Campos – 1º ano de escolaridade
Professora Cris Maria – 5º ano de escolaridade
Professora Elaine de Sousa – 2º ano de escolaridade
Professora Luciana Mafra – Educadora Física
Referências
Recomendo, sim muitas leituras, algumas já estão no próprio Blog do Sargento.
Mutações em Educação Segundo McLuhan, Lauro de Oliveira Lima
Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire
Uma Professora Muito Maluquinha, Ziraldo
Pedagogia da Transgressão, Ruy Cezar do Espírtio Santo
A Cabeça Bem-Feita, Edgar Morin
Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, Edgar Morin
Educando o Profissional Reflexivo: Um Novo Design para o Ensino e a Aprendizagem, Donald A. Schön
Links:
Design Thinking para Educadores
Blog do Sargento – Youtube
Revista Educatrix
Comunicação Construtiva
Pilares do Futuro