Projeto Cidadão na Rede alerta sobre os principais perigos da internet e aponta caminhos para usá-la da melhor forma.
Lançado em outubro de 2020 pelo Ceptro.br, órgão do NIC.br que desenvolve diversas ações de formação, medição e disseminação sobre a infraestrutura da Internet no Brasil, o site apresenta 12 vídeos de aproximadamente 15 segundos cada, bastante simples e de fácil compreensão, que trazem exemplos sobre como se prevenir e resolver problemas na internet.
O primeiro vídeo apresenta o problema do cyberbullying, enfatizando a seriedade do tema e que não se deve desrespeitar ninguém na internet. O segundo destaca que reiniciar o roteador pode resolver o problema de conexão fraca da internet. O terceiro mostra que o direito do consumidor também existe na internet, podendo cancelar uma compra em até 7 dias depois.. O quarto traz alertas para verificar se o site é seguro, como por exemplo, observar se tem cadeado fechado.
O quinto vídeo explica que vídeos em geral consomem muita internet e que caso tenha mais pessoas usando pode sobrecarregar. O sexto mostra que existe um gerenciador de senhas para guardar todas elas sem esquecer. O sétimo fala sobre como verificar a senha em duas etapas além de ter uma senha forte. O oitavo mostra que existem repetidores de wifi para ampliar o sinal, caso um cômodo da casa esteja sem internet. O nono alerta para não deixar o roteador em lugar fechado. O décimo aconselha a não usar a mesma senha para várias contas. O penúltimo vídeo reforça a importância de criar senhas fortes para mais segurança. E o último alerta para não compartilhar boatos como verdades na internet.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações é responsável por iniciativas e projetos que apoiam ou aperfeiçoam a infraestrutura da Internet no Brasil, contribuindo para seu desenvolvimento. Entre as iniciativas para medir a qualidade da Internet no País, destaque para o SIMET, que, com medições independentes, subsidia os provedores de acesso com informações que possibilitam a melhoria contínua das redes.