compreendendo os impactos ambientais

Nome: Daniel dos Santos Silva
E-mail: daniel.ss@fieb.org.br
Localização: Salvador – BA

Qual foi o seu desafio (ou do seu grupo)?
Bem, foi muito interessante trabalhar com essa abordagem tendo o desafio de desenvolver uma oficina para abordar impactos ambientais para estudantes da educação de jovens e adultos (EJA).

Como a equipe foi organizada (quem participou do processo)?
A oficina iniciou com o acolhimento dos estudantes, pois eles chegam ou vão para o trabalho para todos se ambientarem tornamos o momento descontraído e de escuta, sendo que eles gostam de externa sobre diversos temas. A turma foi organizada em equipe de 5 pessoas de diferentes faixas etárias, o que interessante e rico para o processo e a EJA propicia esse contexto.

Usou o material Design Thinking para Educadores? O que achou?
O material foi balizador para dar materialização ao processo. Eu já havia lido sobre DT tempos atrás, mas confesso que esse material foi mais esclarecedor. O curso foi bem montado, pois mesmo com a comunicação assíncrona me senti assistido quando lia o material. Mas sei que tiveram momentos de hangout, que infelizmente não participei. Mas o material é muito útil

Quais foram os resultados ou os aprendizados?
Olhando para questão do conteúdo abordado, o resultado foi muito bom. Teve equipe que fez um trabalho formidável. Eles conseguiram fazer a prototipagem de um processo de mitigação natural da poluição de ecossistema de rio. Quando são desenvolvidas plantas aguapé que absorve matéria orgânica. Os alunos e alunas no exemplo em anexo perceberam quais tipos de melhorias precisariam fazer para melhor filtração. Compreenderam como determinadas ações afetam os ciclos naturais.

Veja também