Design, educação e a vida aparelhada

Quantos cliques de imagem você já deu hoje em seu celular? Seu aparelho multifuncional smartphone tem sido mais câmera fotográfica do que telefone nos últimos tempos?

Por Priscila Gonsales e Roberta Dabab*


phone-690091_1280

Já está tão no automático que quase nem paramos para pensar em como fotografamos pessoas e objetos a todo instante e subimos essas imagens nas diversas redes sociais on-line. Outro dia, em uma oficina de Design Thinking para Educadores, ouvimos de uma aluna do Ensino Médio, enquanto procurava o protótipo em vídeo produzido pelo seu grupo ao conectar o cabo do celular no computador: “Vamos ver se consigo achar, tenho mais de 2.500 fotos aí!”

A comunicação sempre foi, ao longo de toda a humanidade, fundamental para as relações humanas, mas o que vemos agora é a mediação dessas relações serem cada vez mais lideradas pelos aparelhos e dispositivos eletrônicos. A imagem virou mídia soberana; o olho o órgão dominante. Mas será que podemos usar nossa percepção e expressão — e por que não — nossa autoria para gerar criações com mais qualidade estética? Que possam ter a arte como ponto focal, instigando sensibilidade por parte de quem as produziu e de quem vai contemplar?

Esse é o mote do novo curso Design Thinking e a Educação na Sociedade Aparelhada, que agendamos para os dias 9 e 10 de março em São Paulo. Vamos unir os conceitos de empatia, colaboração e experimentação do DT com a ideia de uma sociedade aparelhada e dialógica, isto é, capaz de produzir imagens como resultado de uma postura criativa, livre de um olhar para os excessos e de representações óbvias. Algo que nos incentiva a primeiro refletir e interpretar aquilo que pretendemos representar.

Uma vez que vivemos cercados pelos aparelhos e suas programações, a emancipação humana poderá vir da busca de um diálogo com a tecnologia, com a arte, e a abertura para o novo, o erro , o diálogo. Trata-se de uma motivação para ampliarmos as possibilidades de inter-relacionar comunicação e educação. E esse movimento, claro, tem tudo a ver com Design Thinking.

Informações:  Design Thinking e a Educação na Sociedade Aparelhada
curso de 12 horas com saída fotográfica (tragam seus celulares!)
Dia 9 de março, das 14h -18h Dia 10 de março, das 9h-18h
Inscrições: www.gg.gg/DT-Sociedade

*Priscila Gonsales é diretora-executiva do Instituto Educadigital
*Roberta Dabdab é pesquisadora, artista visual e fotógrafa, desenvolve o projeto OJE – O Jovem Aparelhado

Veja também