DT apoiando a BNCC

Nome: Sandra Beatriz Mendez Torres
E-mail: sandrabmtorres@gmail.com
Localização: Chui e Pelotas – RS

Qual foi o seu desafio (ou do seu grupo)?
Engajar os professores de algumas escolas, das redes estaduais e municipais de ensino da região da fronteira sul e próxima dela, nas práticas de adaptação de documentos curriculares à Base Nacional Comum Curricular.

Como a equipe foi organizada (quem participou do processo)?
Nas 3 escolas participaram professores de disciplinas variadas, pessoas representantes da coordenação pedagógica, da direção de cada escola, da Secretaria de Educação e outros profissionais de outras áreas do saber, convidados para participar de algumas técnicas de exercícios de empatia. Foram organizadas equipes de trabalho por ambiente escolar, de acordo com as regras da Secretaria Regional lançadas através dos documentos dos chamados dias “D” da Educação. A partir disso trabalhamos em diálogos e vídeo conferências por Google, Skype e por Whatsapp, e com encontros presencias agendados com uma escola por vez. Por exemplo: a Professora Maria das Graças Pontes e a equipe da EMEI Mundo da Criança, Simone Duarte em representatividade da Coordenação Pedagógica do Município, Carla Cotta de Mello, Rudimar Pereira, na constante colaboração e troca de experiências a partir da EMEF General Artigas, Xistiane Barbosa e Denise Arriada, a partir do papel da Secretaria Municipal da Educação, Thaís Lima e Professores da Escola Estadual Marechal Soares de Andréia, no município do Chui, na fronteira sul com o Uruguai. Próximo ao Chui, na cidade de Pelotas, também no RS, o grupo de pessoas da Escola Padre Rambo e compania da Coach Andréia Marnelli, com representatividade das Professoras Patrícia Moraes Dias e Clésis Luna Pereira, utilizaram algumas ferramentas e o material Design Thinking para Educadores.

Usou o material Design Thinking para Educadores? O que achou?
O uso do material facilitou a organização do pensamento da facilitadora e dos representantes de cada equipe no entendimento da proposta, que tinham recebido no ultimo dia anterior ao Dia D1, sem ao menos conhecer o DT, para somente depois de uma breve explicação, dar início a adaptação dos currículos escolares e do Referencial Gaúcho à BNCC.

Quais foram os resultados ou os aprendizados?
O resultado principal está vinculado à oportunidade de diálogos, de reflexão e de encontros que a utilização do design thinking para educadores proporcionou. Os momentos e as práticas de utilização do DT para educadores propiciaram o debate de outros assuntos, para além da adaptação de documentos curriculares à BNCC, igualmente importantes e necessários, como, por exemplo, o desenho de atividades com o propósito de valorizar o trabalho realizado por todas essas pessoas, que muitas vezes, não é enxergado nem valorizado pelas famílias, autoridades e comunidade de forma geral, conforme mostram os resultados da análise dos dados. A prática de algumas dinâmicas do DT para educadores ensinaram formas de humanização e de compartilhamento de conhecimento, para além de cargos e títulos acadêmicos.

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