DT e engenharia

Nome: Miguel Angel Chincaro Bernuy
E-mail: migueltrabalho@gmail.com
Localização: São José – SC

Qual foi o seu desafio (ou do seu grupo)?
Como os tutores da disciplina de Introdução à Engenharia da UFSC podem ajudar a superar os obstáculos das equipes durante o desenvolvimento dos projetos semestrais?

Usou o material Design Thinking para Educadores? O que achou?
O material e as discussões feitas durante o curso foram usados para construir o roteiro da oficina. Na minha opinião foram muito importantes pois traduzem com uma boa objetividade as ações que podem ser planejadas, sem cair na armadilha da formatação rígida de métodos. A abordagem permite um bom grau de flexibilidade de integração com outras abordagens, e foi isso que acabou ocorrendo no planejamento e execução da oficina.

Quais foram os resultados ou os aprendizados?
Os resultados são aqueles que foram gerados nos dois dias da oficina, ou seja, um conjunto de ações de suporte às equipes dos projetos semestrais da disciplina de Introdução à Engenharia. Cabe destacar que o momento mais relevante foi a construção da visão empática dos tutores. Registrou-se uma grande capacidade de ouvir e contribuir com comentários sobre a visão dos estudantes quanto a aprendizagem de aspectos técnicos e de trabalho em equipe.

Veja também