DT na aprendizagem industrial

Nome: Marcelo da Silva Pereira
E-mail: m.pereira_2006@yahoo.com.br
Localização: Porto Alegre – RS

Qual foi o seu desafio (ou do seu grupo)?
Para podermos entender o objetivo desta oficina é importante situar o contexto desta turma. A turma que foi desenvolvida a oficina de design thinking é formada por 17 alunos do curso de assistente administrativo, com uma média etária de 17 anos, mas que entre eles temos alunos dos 15 até 20 anos. É um curso de aprendizagem industrial, e todos são jovens aprendizes da empresa Memphis, onde são ministradas as aulas. Este curso tem uma duração de 800 horas, sendo 400 horas de teoria e 400 horas de atividades práticas nas áreas da empresa. Como no inicio do mês de junho iniciaria a parte prática, a oficina teve o seguinte objetivo: “Vai começar as atividades nas áreas. O que precisamos ter para o nosso sucesso pessoal e principalmente de toda a equipe?”.

Como a equipe foi organizada (quem participou do processo)?
17 alunos do curso de assistente administrativo, turma SENAI/Memphis 2019.

Usou o material Design Thinking para Educadores? O que achou?
Sim, material muito completo e de fácil utilização. Recomendo a todos, utilizem sempre nas oficinas de DT!

Quais foram os resultados ou os aprendizados?
Como trata-se de um desenvolvimento coletivo o aprendizado é muito maior. Tanto os alunos como eu quanto facilitador obtive muitos resultados positivos, tais como resiliência, capacidade de trabalhar em equipe, empatia e a alegria da criatividade livre.

Veja também