empatia e cooperação

Nome: Alexandre Kassis
E-mail: alexandre.kassis@uol.com.br
Localização: São Paulo – SP

Qual foi o seu desafio (ou do seu grupo)?
Realizamos em dupla ( Alexandre Kassis e Alexandra M. A. Pereira Grassini) uma oficina para docentes e estudantes em uma escola municipal aqui na cidade de São Paulo. Procuramos apresentar e fomentar junto as participantes os pilares da abordagem Design Thinking : centro no ser humano, empatia, cooperação e experimentação. Foi uma experiência enriquecedora para nós e para todos os participantes, um start para um novo mindset e sensibilização sobre a validade do DT na Educação.

Como a equipe foi organizada (quem participou do processo)?
A dupla citada, com a colaboração do diretor da escola e outros docentes, junto com 20 alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental.

Usou o material Design Thinking para Educadores? O que achou?
Sim. Apresentamos brevemente o material da IDEO e outros conhecimentos desenvolvidos no curso Design Thinking para Educadores oferecido pelo Educadigital. A experiência foi ótima, tanto do curso, quanto da nossa estreia com facilitadores dessa primeira oficina ministrada por nós.

Quais foram os resultados ou os aprendizados?
Os participantes validaram a abordagem do Design Thinking em seus projetos escolares , nas vivências breves que buscaram promover a empatia e cooperação nas dinâmicas propostas. Nós também validamos e buscaremos ministrar outras oficinas em outros contextos educacionais. Recomendamos que mais educadores participem de outras edições do curso Design Thinking para Educadores do Educadigital e mergulhem nas possibilidades dessa abordagem. Abraços.

Veja também