Formas de promover mudanças

Nome: Gabriel Vasconcellos
E-mail: gvasconcellos@id.uff.br
Localização: Rio de Janeiro – RJ

Qual foi o seu desafio (ou do seu grupo)?
Os participantes foram divididos em grupos, cada qual dedicado a solucionar um desafio da comunidade acadêmica. Os desafios escolhidos pelo próprio grupo foram mais rapidez no atendimento da secretaria da universidade, comunicação mais eficaz com a comunidade acadêmica e introdução de disciplinas no módulo à distância.

Como a equipe foi organizada (quem participou do processo)?
Alunos e professores inscreveram-se para participar da oficina, em dois dias, durante a Jornada Acadêmica de Administração. Durante o processo, trabalharam juntos nos grupos para solucionar os desafios.

Usou o material Design Thinking para Educadores? O que achou?
Sim. Após fazer o curso Lab DT, utilizei o livro para buscar referências e exemplos, além dos vídeos do Educadigital para ilustrar a vivência de DT. O material é muito completo, bem elaborado e prático. Um verdadeiro guia para aplicar o DT em situações desafiadoras da educação.

Quais foram os resultados ou os aprendizados?
Ao término da oficina, os participantes apresentaram os protótipos, que variaram desde soluções mais simples àquelas mais complexas. Entendemos, ao fim do processo, que é a comunidade acadêmica, na união de forças entre alunos e professores, a principal interessada em promover as mudanças. E que essas não precisam ser radicais da noite para o dia, mas que, por meio de protótipos e ações simples e baratas, é possível comprovar a eficácia da solução e, então, se aprovar uma mudança mais estrutural e complexa.

Veja também