Ipads na sala de aula – como usar?

Nome: Solange Giardino – Colégio Dante Alighieri
E-mail: solange.giardino@gmail.com
Localização: SÃO PAULO – SP

Qual foi o seu desafio (ou do seu grupo)?
Tenho participado de formação de professores para a utilização de dispositivos móveis na sala de aula e o desafio é instigar o professor a perceber o panorama da aula tradicional e suas consequências, tanto para eles como para os estudantes, criando uma atmosfera favorável à entrada dos iPads na sala de aula, aproveitando as potencialidades que ele oferece de propiciar o protagonismo do aluno e a descentralização do papel do professor.

Como a equipe foi organizada (quem participou do processo)?
Os professores foram divididos em grupos de 4, de forma que tivessem como parceiros os colegas de outras áreas e que atendem a faixas etárias diferentes.

Usou o material Design Thinking para Educadores? O que achou?
Sim e achei ótimo, pois mobiliza os professores a refletir sobra sua pra’tica de forma sutil e ao mesmo tempo poderosa.
O uso do mapa da empatia para o professor analisar como o estudante é, o que ele espera e suas dificuldades, complementa, de forma positiva, a visão que ele faz da sala de aula. É o fechamento e a complementação do eixo ensino X aprendizagem.

Quais foram os resultados ou os aprendizados?
Os resultados foram muito positivos e, ao final do uso do DT, o terreno estava fértil, e fizemos uso da metodologia blended learning “rotação por estações”, para apresentar aos professores alguns Apps de autoria que serão utilizados em sala der aula, após a elaboração de sequências didáticas por parte deles.

Veja também