Representantes de universidades de três países da América Latina, Cuba, Bolívia e Peru estiveram reunidos em Lima em um workshop promovido pelo consórcio de universidades flamengas que promove parcerias para apoio financeiro e formação de políticas que respondam aos desafios da sociedade contemporânea.
Dentre os desafios está a ciência aberta, a educação aberta e o uso de software livre, temas bastante abordados por Priscila Gonsales, diretora-executiva do Educadigital durante o evento. As universidades cubanas presentes ainda tiveram a oportunidade de jogar o Jogo da Política de Educação Aberta para diagnosticar quais são as principais questões que precisam ser enfrentadas e quais as estratégias a serem traçadas.
Participou também como convidada do evento Silvia Rodrigues, coordenadora de educação a distância da CAPES que apresentou aos participantes toda a história da Universidade Aberta do Brasil e o processo de implementação de política de educação aberta que vem sendo construído desde 2015 com o apoio da Iniciativa Educação Aberta.