Plataforma do Educadigital em parceria com NIC.br e UNESCO para promover a educação em cidadania digital terá próxima chamada será em fevereiro de 2021

Lançada em agosto de 2020, a Pilares do Futuro é uma plataforma totalmente dedicada à busca e compartilhamento de boas práticas educativas em cidadania digital.
Na sequência do lançamento, foi organizada uma Jornada de LIVES sobre temas relacionados à cidadania digital: proteção de dados, diversidade, alfabetização midiática e formação de professores. Todas estão disponíveis aqui.
Em outubro, a equipe da Pilares realizou duas oficinas, uma delas no Movimento Inova, para centenas de educadores e alunos da rede estadual paulista e que já pode ser vista no vídeo a seguir:
A segunda oficina, para ideação de boas práticas (foto acima), recebeu o nome de Cidadania Digital Design Meeting e ocorreu no dia 28/10. As 20 vagas foram preenchidas por meio de um processo seletivo, que priorizou diversidade regional. A oficina teve, ainda, a participação de duas estudantes do Imprensa Jovem da rede municipal de São Paulo.
Para 2021, estão previstas outras oficinas e formações que serão divulgadas em breve.
Desde que lançou uma chamada aberta para educadores enviarem propostas ou relatos de práticas pedagógicas sobre cidadania digital, recebeu 24 envios nas seguintes temáticas:
- Superexposição
- Alfabetização mediática
- Cybersegurança
- Cultura da colaboração
- Identidade digital
- Intimidade na internet
- Saúde mental e física na internet
Algumas práticas já foram publicadas, outras ainda estão sendo analisadas pelo comitê curador, mas até o final do semestre, todas já estarão na plataforma.
No dia 16/11, Priscila Gonsales, uma das idealizadoras e curadora da Pilares participa de painel sobre práticas em proteção de direitos de crianças e adolescentes no 5º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet.
Saiba mais sobre a Pilares do Futuro:
Matéria Porvir
Matéria TV Escola
Post NIC.br
Post EFAPE – SP
Post Colégio Dante