DIA 3 de OUTUBRO às 15h-16h30
Gratuito mediante inscrição
vagas limitadas
WORKSHOP ON-LINE E AO VIVO – ESPECIAL PARA PESQUISADORES
A sociedade contemporânea está cada vez mais sociodigital (o social e o digital interligados). Não há como vislumbrar um único "futuro" mas sim "futuros sociodigitais" possíveis. E para isso, precisamos acionar conhecimentos transdisciplinares, buscar inspirações em projetos e pesquisas em andamento para fomentar caminhos possíveis de (co)construção de futuros mais justos e sustentáveis.
Tendo como foco as constantes transformações no contexto social, econômico e político que a IA vem provocando, o Workshop traz uma proposta de ir além do hype de que "a IA vai dominar o mundo" e também além do óbvio do "como usar a IA" no seu dia-a-dia. Além do momento síncrono, serão considerados momentos assíncronos para que os participantes possam acessar os materiais indicados para leitura e aprofundamento após o workshop.
Para mais informações sobre a proposta, clique aqui.
IMPORTANTE: Não é um workshop introdutório sobre o tema, portanto, pesquisadores devem ter alguma noção sobre como funciona a IA deep learning e de que forma ela está presente em nosso cotidiano.
TEMÁTICA : EDUCAR EM FUTUROS SOCIODIGITAIS
Dia 3 de outubro de 2024
Horário: 15h às 16h30
As palestras serão em espanhol, sem tradução simultânea
Investimento: gratuito mediante inscrição
VAGAS LIMITADAS!
Marisela Gutierrez Lopes
Pesquisadora associada do Centre for Sociodigital Futures da Universidade de Bristol
PhD em Interação Humano-Computador pela Universidade de Hasselt (Bélgica), mestre em Tecnologia Interativa (Finlândia) e bacharel em Psicologia (México). Trabalha na interseção de ciências sociais, design e engenharia. Desde 2018, faz parte de projetos colaborativos entre a academia, o setor e a sociedade civil, investigando como a inteligência artificial (IA) pode ser “explicada” a diferentes públicos. Atualmente, atua como pesquisadora no Centre for SocioDigital Futures na Universidade de Bristol (Inglaterra), explorando futuros participativos com diferentes comunidades no Reino Unido e pesquisando metodologias para integrar o conhecimento interdisciplinar no campo de futuros sociodigitais.
Carolina Valladares Celis
Pesquisadora associada do Centre for Sociodigital Futures da Universidade de Bristol.
PhD e mestre em educação pela Universidade de Bristol (Reino Unido), sua investigação explora criticamente a integração das tecnologias digitais na educação ao visibilizar formas de dominação e desigualdades estruturais que afetam os processos educativos. Durante a última década, conduziu pesquisas com diversos atores no âmbito da educação formal e participou de trabalhos acadêmicos que envolvem formas de pedagogia e aprendizagem em espaços públicos na América Latina e no Reino Unido. Seu trabalho atual foca na criação de narrativas e cenários que prometem futuros reparadores, mais justos e plurais, considerando quais são vozes são ouvidas e quais são omitidas com a finalidade de colocar em evidência possíveis desigualdades na participação na construção dos futuros educativos.
Facilitadora: Priscila Gonsales – doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, pesquisadora visitante no Centro de Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol, mestre em IA e Educação pela PUC-SP e em Educação, Família e TIC pela Pontifícia Universidade de Salamanca. Tem especialização em Design Thinking pela ESPM e em Comunicação e Educação pela USP. Pesquisadora da Iniciativa Educação Aberta da Cátedra UNESCO de EaD na UnB, consultora UNESCO no Brasil, professora de pós-graduação na Universidade Nacional da Patagônia Austral (Argentina) e de curso de extensão Adolescência, Saúde Mental e Mídias Interativas da PUC-SP, consultora especialista da pesquisa TIC Educação do CETIC.br e fellow da Ashoka.