
trajetória profissional e acadêmica
Doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, Mestre em Inteligência Artificial, Educação e Complexidade pela PUC-SP, Máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e jornalista pela Cásper Líbero. Atua na área de educação, comunicação e tecnologia digital há mais de 20 anos, em escolas e instituições do 3º setor como Fundação Abrinq e Cenpec (Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Nesta última, coordenou o Programa EducaRede (2001-2010), pioneiro na formação de educadores para o uso educativo da internet.
Em 2010 fundou o Instituto Educadigital, organização da sociedade civil brasileira premiada internacionalmente por seu trabalho pela causa da educação aberta associada à promoção dos direitos digitais (acesso à informação, liberdade de expressão e privacidade de dados pessoais) e do 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (qualidade, equidade e inclusão). Por seu trabalho pioneiro na área foi selecionada como empreendedora social Ashoka (fellow Ashoka) em 2013 e como mulher inovadora do século XXI pelo projeto espanhol Innovactoras del Siglo XXI.
Professora da pós-graduação Formação Integral de Educadores no Instituto Singularidades, em São Paulo. Pesquisadora da Iniciativa Educação Aberta na Universidade de Brasília, desenvolve formação direta de gestores públicos do Ministério da Educação, da CAPES e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Membro do Comitê de Especialistas da pesquisa TIC Educação do Cetic.br/Nic.br e da comunidade ativadora do projeto Escolas Transformadoras. Pesquisa as relações entre complexidade na educação diante dos avanços das aplicações e impactos sociais da Inteligência Artificial.
livros
- Inteligência além da Artificial: educar para o pensar complexo
- Design Thinking e a Ritualização de Boas Práticas Educativas (2018)
- Como Implementar uma Política de Educação Aberta (2017)
- Design Thinking para Educadores (2014)
- Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas (2012)
artigos acadêmicos
prêmios
- Vencedora do Open Education Awards 2019 com a Iniciativa Educação Aberta
- Educadigital foi indicado ao Prêmio WSIS da Cúpula da Sociedade da Informação da ONU em sua atuação com formação de educadores e gestores (2019)
- Recebeu flash grant da Shuttleworth Foundation para a criação do REliA, referatório de recursos educacionais com licenças abertas
- Semi-finalista no Prêmio-desafio Reinventando a Aprendizagem com a iniciativa Design Thinking para Educadores (2014)
- Vencedora do Prêmio ARede com o projeto REA.br (2012)
realizações
- Mentora do Worskhop sobre Ciência Aberta e Educação Aberta para universidades de Cuba, Peru e Bolívia, na cidade de Lima (Peru), organizado pelo VLUHR, consórcio de universidades flamengas (Bélgica) – 2019
- Participou dos workshops internacionais sobre melhor regulação da internet na América Latina, organizados no Brasil e em Buenos Aires (Argentina) pelo CELE-Universidade de Palermo, Artigo 19, Fundação Karisma e Pan American Development Foundation – 2019
- Membro da comunidade internacional de mentores no Open Education Policy Forum, realizado anualmente pelo Open Education Consortium na Polônia – 2019
- Representou o Brasil nos Congressos Internacionais de Recursos Educacionais Abertos da UNESCO, em Paris/França 2012 e Liubliana/Eslovênia 2017
- Representou o Brasil no Advocacy Day sobre Recursos Educacionais Abertos na Casa Branca, em Washington/DC em 2014
- Organizou a tradução e adaptação para o Brasil o material Design Thinking para Educadores, da IDEO, 2014