WORKSHOPS ON-LINE


IA e Futuros Sociodigitais: além do hype, além do óbvio

A sociedade contemporânea está cada vez mais sociodigital (o social e o digital interligados). Não há como vislumbrar um único “futuro”, mas sim “futuros sociodigitais” possíveis. E, para isso, precisamos acionar conhecimentos transdisciplinares, buscar inspirações em projetos e pesquisas em andamento para fomentar caminhos possíveis de (co)construção de futuros mais justos e sustentáveis.

SOBRE A PROPOSTA

Tendo como foco as constantes transformações no contexto social, econômico e político que a inteligência artificial (IA) vem provocando, organizamos Workshops com a proposta de ir além do hype de que “a IA vai dominar o mundo” e também além do óbvio do “como usar a IA” no seu dia-a-dia.

 

Com duração de 3 horas síncronas, a metodologia associa momentos expositivos-reflexivos e atividades mão na massa guiadas por frameworks preparados conforme a temática do dia. A cada encontro teremos pesquisadores ou profissionais convidados que vão compartilhar sua experiência em pesquisa e estudo da IA na contemporaneidade. Além do momento síncrono, outras 3 horas assíncronas no Moodle serão consideradas no processo para que os participantes possam dedicar tempo às leituras ou visualização dos materiais sugeridos.

CONTEÚDOS 

Cada workshop terá uma temática em destaque, considerando os seguintes aspectos:

    • A pesquisa em IA para uma nova compreensão da realidade;
    • IA e suas inter-relações com as humanidades e as ciências sociais;
    • O que são futuros sociodigitais e por que é interessante considerá-los;
    • Espaços e centros de pesquisa sobre o tema, nacionais e internacionais, para conhecer.


COMPLEXIDADE

Diante de um mundo em constante transformação, é preciso religar os saberes, ou seja, desenvolver uma visão transdisciplinar.

Não somente seres humanos moldam os sistemas de IA, mas os sistemas de IA também moldam comportamentos humanos.  É uma relação recursiva. Nossos dados são pequenas partes, mas que contém uma totalidade de informações sobre nós e funcionam como combustível para esses sistemas.

TEMÁTICAS DOS WORKSHOPS

Organizados ao longo do ano, os Workshops IA e Futuros Sociodigitais terão enfoque em temáticas da atualidade que apoiam as reflexões e discussões, tais como: corpo e cognição, mudanças climáticas, democracia, desinformação, educação, linguagens, trabalho, cuidado, geopolítica, mobilidade, design justice, dentre outros.

 

Cada workshop é independente e os participantes receberão certificado de participação de 6h, considerando o tempo síncrono do encontro on-line e assíncrono de leitura e apreciação dos materiais indicados.

PÚBLICO ESPERADO

Pessoas com interesse na pesquisa em IA e suas intersecções com humanidades e ciências sociais que visam investigar temáticas atuais em profundidade, rumo a futuros sociodigitais éticos, justos e sustentáveis.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Quem pode participar do workshop?

O Workshop IA e Futuros Sociodigitais não é introdutório sobre IA, para participar é preciso ter noções básicas sobre como funciona a IA deep learning e como está presente em nosso cotidiano

Vou aprender a usar ferramentas de IA?
Não, o workshop não tem a intenção de ensinar a usar nenhum tipo de aplicação de IA. É possível que haja alguma atividade mão na massa envolvendo IA, mas somente se for relacionada à temática em discussão.
Vai ter certificado?

Serão conferidos certificados de participação para todos que comparecerem no encontro síncrono.

Qual o email para mais informações?
    Para outras informações, envie-nos um email: cursolab@educadigital.org.br
Vai ficar gravado?

Sim, a gravação de cada Workshop ficará disponível para visualização por 15 dias a partir da data do evento.

Qual o valor do workshop?
Como as vagas são limitadas, é preciso registrar o interesse para receber posteriormente informações sobre inscrição e valores.

COORDENAÇÃO 

Priscila Gonsales –  doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, pesquisadora visitante no Centro de Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido), mestre em IA e Impactos Éticos na Educação pela PUC-SP, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela ESPM-SP e graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atua na área de educação e tecnologia desde 2001. Diretora do Educadigital, FellowAshoka, consultora UNESCO, membro do comitê de especialistas da pesquisa TIC-Educação, realizada anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, professora de Design Thinking na pós-graduação Formação Integral do Instituto Singularidades e do curso de extensão Adolescência, Saúde Mental e Mídias Interativas da PUC-SP.
Share This