WORKSHOPS ON-LINE


IA e Futuros Sociodigitais: além do hype, além do óbvio


A sociedade contemporânea está cada vez mais sociodigital (o social e o digital interligados). Não há como vislumbrar um único “futuro”, mas sim “futuros sociodigitais” possíveis.
E, para isso, precisamos acionar conhecimentos transdisciplinares, buscar inspirações em projetos e pesquisas em andamento para fomentar caminhos possíveis de (co)construção de futuros mais justos e sustentáveis.

Projeto em parceria com:  


SOBRE A PROPOSTA

Como visiting fellow do CenSoF (Centre for Sociodigital Futures) da Universidade de Bristol, a pesquisadora Priscila Gonsales vai organizar em parceria com o PH2D (Centro de Pesquisa em Pós-Humanismo e Humanidades Digitais) da UNICAMP, coordenado pelos professores Marcelo El Khouri Buzato e Rodrigo de Lima Lopes, uma série de Workshops on-line, aberto a educadores e pesquisadores. 

Tendo como foco as constantes transformações no contexto social, econômico e político que a inteligência artificial (IA) vem provocando, a proposta visa trazer abordagens que vão além do hype de que “a IA vai dominar o mundo” e também além do óbvio do “como usar a IA” no seu dia-a-dia.
 

COMPLEXIDADE

Diante de um mundo em constante transformação, é preciso religar os saberes, ou seja, desenvolver uma visão transdisciplinar.

Não somente seres humanos moldam os sistemas de IA, mas os sistemas de IA também moldam comportamentos humanos.  É uma relação recursiva. Nossos dados são pequenas partes nem sempre perceptíveis, mas que contém uma totalidade de informações sobre nós e funcionam como combustível para esses sistemas.

 

CONTEÚDOS E DINÂMICA

Cada workshop terá uma temática em destaque, considerando os seguintes aspectos:

    • A pesquisa em IA para uma nova compreensão da realidade;
    • IA e suas inter-relações com as humanidades e as ciências sociais;
    • O que são futuros sociodigitais e por que é interessante considerá-los;
    • Espaços e centros de pesquisa sobre o tema, nacionais e internacionais, para conhecer.

Com duração de 2 horas síncronas, a dinâmica associa momentos expositivos-reflexivos no qual um/a pesquisador/a  convidado/a  compartilha sua experiência em pesquisa e estudo da IA na contemporaneidade. Na sequência, haverá uma atividade mão na massa (salas simultâneas) guiada por frameworks preparados conforme a temática do dia. Além desse momento síncrono, outras 2 horas assíncronas no Moodle serão consideradas no processo para que os participantes possam dedicar tempo às leituras prévias, posteriores ou visualização dos materiais sugeridos.


TEMÁTICAS DOS WORKSHOPS

Organizados ao longo do ano, os Workshops terão enfoque em temáticas da atualidade que apoiam as reflexões e discussões, tais como: corpo e cognição, mudanças climáticas, democracia, desinformação, educação, linguagens, trabalho, cuidado, geopolítica, mobilidade, design justice, dentre outros.

 

Cada workshop é independente e os participantes receberão certificado de participação de 4h por workshop, considerando o tempo síncrono do encontro on-line e assíncrono de leitura e apreciação dos materiais indicados.


PROGRAMAÇÃO


9 de maio de 2024 – 19h-21h

Cognição, corpo e tecnologia  (clique e faça sua inscrição)
Convidada: Profa. Dra. Camila Leporace


Faça sua inscrição, clique aqui


Próximos workshops:

5 de JUNHO de 2024 – 19h-21h
Quais ciborgues queremos ser?
Convidado: Prof. Dr. Paulo Kawanishi

6 de JULHO de 2024 – 10h-12h
Crianças datificadas 
Convidado: Profa. Dra. Elora
Fernandes


Em breve: 

Pedagogia decolonial no contexto da IA

Convidada: Helena Mendonça

Da soberania digital à soberania de IA 
Convidado: Alexandre Costa Barbosa

Direito autoral na era do Big Data
Convidado: Miguel Alvarenga

 

 

PÚBLICO ESPERADO

Educadores e outros profissionais com interesse na pesquisa em IA e suas intersecções com humanidades e ciências sociais que visam investigar temáticas atuais em profundidade, rumo a futuros sociodigitais éticos, justos e sustentáveis.

Alunos da graduação do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP estarão presentes para registrar as reflexões e organizar pautas para um podcast da disciplina Linguagens e Tecnologias.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Quem pode participar do workshop?

O Workshop IA e Futuros Sociodigitais não é introdutório sobre IA, para participar é preciso ter noções básicas sobre como funciona a IA deep learning e como está presente em nosso cotidiano. 

Atenção: vagas limitadas!

Vou aprender a usar ferramentas de IA?
Não, o workshop não tem a intenção de ensinar a usar nenhum tipo de aplicação de IA. É possível que haja alguma atividade mão na massa envolvendo IA, mas somente se for relacionada à temática em discussão.
Vai ter certificado?

Serão conferidos certificados de participação para todos que comparecerem no encontro síncrono.

Qual o email para mais informações?
    Para outras informações, envie-nos um email: cursolab@educadigital.org.br
Vai ficar gravado?

Sim, a gravação de cada Workshop ficará disponível para visualização por 15 dias a partir da data do evento.

COORDENAÇÃO 

Priscila Gonsales –  doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, pesquisadora visitante no Centro de Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido), mestre em IA e Impactos Éticos na Educação pela PUC-SP, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela ESPM-SP e graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atua na área de educação e tecnologia desde 2001. Diretora do Educadigital, FellowAshoka, consultora UNESCO, membro do comitê de especialistas da pesquisa TIC-Educação, realizada anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, professora de Design Thinking na pós-graduação Formação Integral do Instituto Singularidades e do curso de extensão Adolescência, Saúde Mental e Mídias Interativas da PUC-SP.
Share This