Formação online sobre Mídias, Educação e Cidadania na Cultura Digital propõe aprendizagem
colaborativa para inovar e prototipar a partir de conteúdos e reflexões em grupo com base
na abordagem do Design Thinking
O Instituto Educadigital, organização da sociedade civil especializada em educação aberta na cultura digital, inicia hoje o processo seletivo para o Curso-Laboratório Online de Mídias, Educação e Cidadania na Cultura Digital, com início previsto para 20 de abril. Trata-se de um espaço de aprendizagem colaborativa que estimula e permite a todos os participantes, de forma ativa, aprender em grupo a inovar e prototipar, a partir de conteúdos disponíveis online, referências teóricas e atividades interativas.
No Curso-Laboratório, com duração prevista de 8 meses, teoria e prática se encontram, tendo como suporte conteúdos e mediação/facilitação do Instituto Educadigital. Conversas com especialistas convidados também serão constantes, promovendo a troca de experiências. Assim que se matricular no curso, cada participante recebe um “Plano de Estudos” para construir seu próprio “Percurso Individual”, ou seja, vai registrar todo o processo de participação, envolvendo pesquisa, análise, interação e experimentação prática (prototipagem) até chegar ao seu objetivo.
Os temas de estudo, dentro das áreas “Mídias, Cidadania e Educação”, são: Cultura digital e cultura livre; Comunicação: discursos e narrativas contemporêneas em disputa na web; Diversidade cultural e identidade local; Educação e inovação; Participação política e cidadã.
Cabe ao participante decidir sua carga horária de dedicação, sendo que o mínimo é de 2 horas por semana horas. Os percursos individuais, assim como as produções criadas durante o processo serão avaliados para a entrega de certificação.
Gostaria de participar? Clique aqui e acesse a ficha de interesse
Veja aqui as principais perguntas e respostas:
É um curso para quem está no mercado?
Sim, é um curso para quem está trabalhando, estudando, buscando avançar na formação, buscando desenvolver habilidades e refletir sobre questões essenciais para diferentes áreas, independentemente da idade ou da maturidade profissional. Vamos tratar de temas contemporâneos, de desafios recorrentes que cultura digital nos propõe, o que é comum a todos os que estão no mercado. E fazemos isso com a expertise que a equipe do Educadigital carrega na prototipagem de seus projetos e de parceiros.
Afinal, o que é prototipar?
Prototipar é criar protótipos, experimentos, práticas, atividades concretas a partir da aprendizagem que vai ser desenvolvida no curso. Os protótipos podem ser produções, processos, metodologias, enfim, o importante é colocar em prática simultânea aos estudos.
Quem pode se inscrever?
– Educadores (estudantes ou profissionais)
– Comunicadores (estudantes ou profissionais)
– Profissionais que trabalham com mídia e educação em diferentes campos, não apenas educadores e comunicadores diplomados ou que estejam estudando formalmente
– Profissionais com perfil empreendedor nas áreas de educação e mídia e conectad@ com discussões e debates que envolvem cidadania e cultura digital
Quais serão as temáticas desenvolvidas no curso?
– Cultura digital e cultura livre
– Comunicação: discursos e narrativas contemporêneas em disputa na web
– Diversidade cultural e identidade local
– Educação e inovação
– Participação política e cidadã
Quais os conteúdos em cada um dos temas principais ?
Mídias |
Redes sociais digitais (abertas e fechadas) |
Narrativas digitais: tendências, cases e como fazer |
Novas mídias x liberdade de expressão |
Jornalismo Público e Cidadão |
Formas de visualizar a informação: design, dados e narrativas |
Cidadania |
Participação política |
Cidades conectadas |
Cultura de doar e financiamento coletivo |
Hackerativismo |
Advocacy e empreendedorismo social |
Educação |
Recursos Educacionais Abertos |
Design Thinking para Educadores |
Objetos digitais de aprendizagem e sala de aula invertida |
Avaliação de projetos com tecnologias digitais |
O que é inovar em educação? |
Quem são as mediadoras?
Débora Sebriam – Educadora, mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade Técnica de Lisboa, Université de Poitiers e Universidad Nacional de Educación a Distancia – Madri. Atua com integração de tecnologias ao currículo, tecnologias e formação de professores, inovação pedagógica. Coordenadora de Educação com Tecnologias Digitais no Colégio Pioneiro, em São Paulo, tem liderado ações de formação de educadores para uso de Recursos Educacionais Abertos e apoio à criação e desenvolvimento de políticas públicas de educação aberta.
Giulliana Bianconi – Jornalista multimídia independente, planeja e desenvolve, para diversas organizações, estratégias e conteúdos digitais (narrativas) que reforçam a articulação em rede e têm potencial de fortalecer causas. Como consultora e facilitadora, também realiza formações de comunicação digital e cultura livre para organizações como Instituto Rio, Fundação Ford, Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social e Fundo Brasil de Direitos Humanos.
Priscila Gonsales – Fellow Ashoka, máster em Educação, Família e TIC pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), cursou Design Thinking no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM-SP, pós-graduada em Comunicação e Educação pela ECA-USP e graduação em Jornalismo. Co-fundadora do Instituto EducaDigital, atua na área de educação e cultura digital desde 2001, foi coordenadora do Programa Educarede no CENPEC. Em 2012 integrou o comitê brasileiro no Congresso Internacional sobre Recursos Educacionais Abertos da Unesco, em Paris (França). Editou e organizou a versão em Português do material Design Thinking para Educadores e, desde 2014 vem realizando formações de educadores de escolas públicas e privadas e em universidades.
Qual o investimento?
R$ 200,00 por mês
Informações
contato@educadigital.org.br
Gostou? Quer participar? Clique aqui e acesse a ficha de interesse