INFORMAÇÕES – #cursolabDT

NOVO FORMATO!
O curso laboratório Formação de Facilitadores em Design Thinking para Educadores, o #cursolabDT, é totalmente a distância, com número pequeno de participantes. Se você quer ser um facilitador de DT em contextos educacionais, aproveite! 

Empatia, colaboração e experimentação formam o tripé de valores fundamentais do Design Thinking, abordagem que incentiva a criatividade no processo de aprendizagem e contribui com a inovação na educação. 

CARGA HORÁRIA: 36h com CERTIFICADO 

 O QUE É DESIGN THINKING

Por definição, o Design Thinking é uma abordagem para solução de problemas baseada em processos intencionais colaborativos e experimentais que podem levar à inovação.

Em educação, o Design Thinking favorece o trabalho com competências socioemocionais ao encarar os temas e problemas cotidianos como  oportunidades que podem levar a soluções criativas, seja para a sala de aula, o planejamento pedagógico ou para questões de gestão escolar.

Design Thinking vem sendo utilizado em organizações públicas e privadas de educação no mundo todo na busca de soluções para problemas cotidianos que resultem em valor percebido pelas pessoas.

FACILITADORES: ATUAÇÃO EM REDE

O curso é uma oportunidade de formação profissional e atuação em rede para levar o DT a mais educadores, mais estudantes, mais escolas e mais profissionais que atuam em educação. Ao final do curso, você pode se tornar Facilitador(a) Associado(a) do Instituto Educadigital. 

CURSO BÁSICO GRATUITO

Para ampliar o alcance de nossas formações, em 2020, lançamos com apoio da Fundação Bradesco, o curso básico gratuito, com todo o conteúdo inicial de nossa formação de facilitadores. 
 
Por isso, o 
curso de formação de facilitadores ganha novo formato, especialmente voltado para profissionais da área de educação que gostariam de criar metodologias, organizar oficinas e facilitar processos colaborativos.

 

NOVO FORMATO DO CURSO

A partir do lançamento do material Design Thinking para Educadores, em 2014, o Educadigital organizou 10 turmas do curso de formação de facilitadores, foram mais de 200 participantes de diversas regiões do Brasil.

A partir de 2021, o curso ganha novo formato, associando outras abordagens, no intuito de possibilitar que nossos alunos vejam as potencialidades do Design Thinking como modelo de pensamento (e não metodologia!) que permite religar diversos saberes. Flexibilidade, autonomia, autoria e criatividade são os valores chave no processo.  

COMO FUNCIONA 

O #cursolabDT incorpora 20h de formação básica gratuita, disponível na Escola Virtual da Fundação Bradesco.  Para fazer a formação complementar de facilitador/a, com carga horária de 16h, é preciso concluir essa formação básica antes ou durante o #cursolabDT.

Início do curso — 21/09/2021

  1. Pré-requisito: curso básico na Escola Virtual da Fundação Bradesco — pode ser feito antes de iniciar o #cursolabDT ou até antes da primeira atividade prática (ver item 4);
  2. Módulos com vídeo-aula gravada: de 21/09 a 5/10 de 2021

    – DT e inovação na educação
    – DT e a Jornada do Herói
    – DT e Carta dos Talentos

  3. Encontro ao vivo:  dúvidas e organização das atividades práticas — 13/10 de 2021
  4. Atividade prática 1: oficina remota de DT ao vivo facilitada pela  professora Priscila Gonsales — 18/10 de 2021, das 19h-22h
  5. Atividade prática 2: protótipar uma oficina (remota ou presencial) realizada pelo participante para certificação como facilitador/a — até 22/11 de 2021

PERGUNTAS FREQUENTES

Como funciona o NOVO FORMATO do curso?

Depois de 10 turmas realizadas, o curso entra em uma nova fase. As 36 horas de formação foram divididas em:
– 20h de curso básico, gratuito, disponível na Escola Virtual da Fundação Bradesco
– 16h de curso complementar para formação de facilitador/a na plataforma Moodle do Educadigital

O curso básico é pré-requisito para a formação como facilitador/a e deve ser realizado antes do início do curso ou até antes da primeira atividade prática.

Quem pode se inscrever?
Profissionais das mais diversas áreas do saber e estudantes universitários que atuem ou tenham interesse em atuar na facilitação de processos educativos colaborativos.
Como é o cronograma do curso?
O curso começa no dia 21 de setembro de 2021. A partir desse dia até 5 de outubro, você assistirá às video-aulas gravadas: 
– DT e inovação na educação
– DT e a Jornada do Herói
– DT e Carta dos Talentos

No dia 13/10, teremos um Encontro ao vivo para dúvidas e organização das atividades práticas — ficará gravado para alunos que não puderem estar ao vivo.

Atividade prática 1: oficina remota de DT ao vivo facilitada pela professora e coordenadora do curso Priscila Gonsales

 Atividade prática 2: protótipo de oficina (remota ou presencial) para certificação como facilitador/a  e entregar o relatório até dia 30/11/2021.

Afinal, o que é prototipar?
Prototipar é criar protótipos, experimentos, práticas, atividades concretas a partir da aprendizagem que vai ser desenvolvida no curso. No curso, o protótipo será a criação e a implementação de uma oficina de DT pelo participante para um grupo de pessoas que ele escolher.
Vai ter certificado?

Certificado: serão conferidos certificados de conclusão de curso aos participantes que realizarem a entrega dos registros da oficina-protótipo de fim de curso.  Entregas fora do prazo terão taxa de avaliação, conforme informado.

Qual o investimento?

 

 

Desde 2015, o Instituto Educadigital oferece o curso de formação para facilitadores, o primeiro totalmente on-line no Brasil, com moderação, e voltado para profissionais de todas as áreas do saber interessados em mediar processos educacionais colaborativos em escolas, ONGs, empresas e demais instituições. 

Investimento no curso de facilitadores: R$ 1.500,00 
Professores da rede pública de educação: bolsa de 20% sobre o valor

Para entregas de protótipo fora do prazo, haverá uma taxa de R$ 350,00

Termos e condições – acesse aqui

 

 

Qual o email para mais informações?

 

Para outras informações, envie-nos um email: contato@educadigital.org.br

COORDENAÇÃO DO CURSO

Priscila Gonsales – FellowAshoka, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela ESPM-SP e graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atua na área de educação e tecnologia desde 2001. É cofundadora do Instituto Educadigital, consultora da pesquisa TIC-Educação, realizada anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, professora de Design Thinking na pós-graduação Formação Integral do Instituto Singularidades, uma das autoras do livro Recursos Educacionais Abertos, coautora do livro-guia Como Implementar uma Política de Educação Aberta, editora da versão em Português do material Design Thinking para Educadores e autora do livro Design Thinking e a Ritualização de Boas Práticas Educativas.

PROFESSOR CONVIDADO

Ricardo Ferrer – Designer, criador de jogos para desenvolvimento pessoal e organizacional, como o Jogo do Herói, Jogo dos Talentos e Jogo dos Futuros Emergentes, este último vencedor do Prêmio INFI 2018.  Professor da Fundação Dom Cabral, é pesquisador de assuntos relacionados a consciência, arte e cultura, e teoria integral.  Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM-SP, APG-Amana-Key e Mitos, Símbolos e Arquétipos pelo Instituto Sedes Sapientae-SP.
Share This