Skip to content

Design Thinking significa acreditar que podemos fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional colaborativo para chegar ao novo, a soluções criativas e criar impacto positivo.

Design Thinking significa acreditar que podemos fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional colaborativo para chegar ao novo, a soluções criativas e criar impacto positivo.

o que é?

Você já deve ter ouvido falar bastante em Design. É um termo de difícil tradução no Português. Algumas vezes dá para substituir por “Projeto”, “Criação”, “Plano” e outras vezes por nenhuma palavra mesmo. Design pode ter significados diferentes conforme o propósito de uso, como por exemplo, webdesign, design de interiores, design gráfico.

E Thinking? Do verbo em inglês “to think”, significa “pensar” ou “achar” em alguns casos.

E agora, os dois juntos, “Design Thinking”? Se você digitar num tradutor online, provavelmente vai aparecer: “Pensamento de Design”. E voltamos à questão da tradução. Por isso, decidimos manter o título Design Thinking (DT) original considerando que é uma expressão idiomática que vem ganhando notoriedade em todo o mundo. Como definição, DT é um novo jeito de pensar e abordar problemas ou, dito de outra forma, um modelo de pensamento centrado nas pessoas.

o processo de Design Thinking

No livro Design Thinking Brasil, primeiro no tema no país, os autores Tenny Pinheiro e Luis Alt ressaltam que o DT deve ser considerado como uma abordagem e não como uma metodologia: “…quando se fala em metodologia, logo as pessoas criam a expectativa de que vão aprender um passo a passo, uma receita de bolo. E não é bem esse o caso”.

As etapas do DT permitem releituras e remixagens a partir das demandas e necessidades de quem as usa. Trata-se de uma prática educacional aberta (PEA).

Quem popularizou o DT como abordagem disruptiva que pode ser utilizada em diversas áreas do conhecimento foi a empresa americana de design e inovação IDEO, de Palo Alto, na Califórnia, que em 2012 lançou o material Design Thinking for Educators, que já existe disponível em diversos idiomas.

A primeira tradução e adaptação para o contexto brasileiro foi feita em 2014 pelo Educadigital, que vem formando uma rede de facilitadores de diversas cidades brasileiras.

descoberta
Eu tenho um desafio
Como posso abordá-lo?
descoberta
interpretação
Eu aprendi alguma coisa
Como posso interpretá-la?
interpretação
ideação
Eu vejo uma oportunidade
Como posso criar?
ideação
experimentação
Eu tenho uma ideia
Como posso concretizá-la?
experimentação
Evolução
Eu experimentei alguma coisa nova
Como posso aprimorá-la?
Evolução
 

toolkit

Composto por um livro e um caderno de atividades,  mostra como utilizar a abordagem do DT a partir de desafios cotidianos que os educadores e gestores enfrentam.

Pode ser um desafio de sala de aula, ou do grupo de professores ou da escola com a comunidade do entorno. O importante é ter sempre foco nas pessoas envolvidas no processo, e refletir sobre o que pode agregar valor à vida delas.

Organizado em cinco etapas – descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução – traz uma proposta para educadores e gestores conseguirem criar soluções criativas para as atividades de ensino e de aprendizagem por meio de um processo que envolve cocriação, ou seja, muita troca de ideias para chegar a um objetivo comum.

baixe os capítulos

Faça download dos capítulos separadamente

baixar

leia online

acesse os arquivos do livro divididos em capítulos

acessar

caderno de atividades

baixe o caderno de atividades em branco

baixar

caderno com exemplos

baixe o caderno de atividades com exemplos

baixar

plano digital

Doado pela start up Tamboro

acessar
oficinas e facilitação pedagógica

Realizamos oficinas para o público em geral, presenciais e remotas, com inscrição prévia. Também organizamos e conduzimos processos cocriativos de facilitação pedagógica para grupos de instituições sociais e escolas. Nossas oficinas trazem uma perspectiva ampliada do DT para Educadores, associando  abordagens como Jornada do Herói, Carta dos Talentos, Cidadania Digital, Futuros Emergentes, dentre outras.

cursos e mentorias
 
outros materiais

Livro sobre o uso da abordagem na educação

Metodologia para gestores de tecnologia educacional

Guia para educadores a partir do Design Thinking

Metodologia hackathon da gestão escolar

Artigo especial para a revista Educatrix – pag. 80

Matéria sobre o lançamento do material

Guia para estudantes 

Material do Instituto Alana 

vídeos

Design Thinking e a jornada do herói na educação

Design Thinking for educators (english subtitles)