Abordagem voltada para o uso em contextos educacionais integrou módulo da pós-graduação do Instituto Singularidades
O mês de outubro foi marcado pela estreia do módulo de Design Thinking para Educadores na pós-graduação “Formação Integral: Autoconhecimento, Habilidades Socioemocionais e Práticas Educacionais Inovadoras”, de periodicidade bianual e lançada em 2016 pelo Instituto Singularidades. A diretora-executiva do Instituto Educadigital, Priscila Gonsales, foi convidada para ministrar o módulo, em colaboração com Daniela Carbognin, consultora organizacional com foco em direitos humanos.
Na primeira aula do módulo, os alunos tiveram a oportunidade de experienciar um jogo colaborativo em que a maior pontuação surgiria do equilíbrio entre as escolhas individuais e coletivas. Nas três aulas seguintes, todos puderam conhecer e aprofundar as etapas do processo de DT na Educação: Descoberta, Interpretação, Ideação e Experimentação, sendo que os desafios foram cocriados entre os diversos grupos e depois cada pessoa pode fazer sua escolha individual sobre qual temática mais se sentia motivada em atuar. Para a próxima edição do curso, está prevista uma imersão de dia todo para o processo de DT.
A pós-graduação, coordenada por Ana Maria Diniz, presidente do Instituto Península, tem como base o autoconhecimento para o exercício da liderança e é voltada para pessoas de nível superior, que atuam com o desenvolvimento humano em atividades direta ou indiretamente relacionadas com educação, treinamento ou capacitação de pessoas para a vida e para o trabalho. Trata-se de uma especialização que visa estimular os profissionais a se reconhecerem para assumirem a condição de agentes transformadores que possam influenciar positivamente pessoas a sua volta.
Dentre os temas abordados estão: abordagem integral, neurociência da educação, gestão estratégica, uso de novas tecnologias, design thinking, currículo multicultural, expressão plástica etc. Já estão abertas as inscrições para o próximo biênio 2018-2019, acesse aqui.