Novo curso de Design Thinking associa a abordagem do Jovem Aparelhado, desenvolvida pela fotógrafa e pesquisadora Roberta Dabdab
Nos dias 9 e 10 de março foi a vez do Ibmec São Paulo na parceria com o Educadigital para uma formação presencial. Essa especialmente para a estreia do curso de Design Thinking e a Educação na Sociedade Aparelhada, de 12 horas, que teve como objetivo refletir sobre a quantidade de imagens que produzimos e compartilhamos e se fazemos com consciência ou não sobre o que estamos expressando sobre nós mesmos.
“Como podemos usar nossa percepção e expressão — e por que não — nossa autoria para gerar criações com mais qualidade estética?”, explicou Roberta Dabdab, que trouxe aos participantes diversos exemplos de produções imagéticas de artistas nacionais e internacionais no intuito de instigar a sensibilidade para as produções que iam surgir.
O Design Thinking e a Educação na Sociedade Aparelhada uniu os conceitos de empatia, colaboração e experimentação do DT com a ideia de uma sociedade aparelhada e dialógica, capaz de produzir imagens como resultado de uma postura criativa, livre de um olhar para os excessos e de representações óbvias.
Com a participação de educadores da rede pública e particular de Educação Básica e também de Ensino Superior, as trocas foram bem interessantes, especialmente pelo reconhecimento de aspectos semelhantes no cotidiano, como por exemplo, a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho serem cada vez mais colocadas em primeiro plano na resolução dos desafios e problemas.
Uma das atividades envolveu a criação imagética da persona, por meio de recorte e colagem que pudesse representar esteticamente a compreensão das sensações envolvidas e simbolizar as principais características encontradas pelo grupo.
Outro momento bastante esperado foi a saída fotográfica para captação de imagens para compor os protótipos midiáticos que foram criados. A região da avenida Paulista, claro, ofereceu um cenário riquíssimo para as captações.
“Foi muito especial nossa oficina! O convite partiu da Priscila Gonsales, que já vinha percebendo a importância de incluir a perspectiva da IMAGEM para os educadores. Afinal, vivemos cercados e motivados por elas. Como pesquisadora, artista visual e fotógrafa, tenho me dedicado a refletir sobre o sentido da imagem nesta contemporaneidade. Defendo a ideia de que a linguagem visual faz parte de toda a nossa comunicação e, assim, precisamos nos alfabetizar imageticamente, entender características e potencialidades das imagens. Foram dois dias intensos e criativos, e o feedback dos educadores me deu a certeza de que pudemos proporcionar a eles novas possibilidades de se abordar a linguagem visual em sala de aula. Muito obrigada pela parceria Instituto Educadigital! ” — Roberta Dabdab
Veja mais fotos da formação aqui