Atividades do mês foram diversificadas e envolveram desde instituições até o público em geral para conhecer as etapas do DT no processo educativo e prototipar melhorias para problemas cotidianos da educação
As formações de DT para Educadores no mês de maio passaram por temáticas como convivência e relações dentro de uma instituição, Para junho, temos inscrições abertas para o curso on-line para estudantes universitários além da 7ª edição do #cursolabDT para pessoas interessadas em se tornar facilitadoras da abordagem do DT.
Design Thinking para convivência institucional
Encontros de diagnóstico e cocriação entre profissionais que fazem a educação infantil acontecer: professores, gestores, auxiliares, funcionários da cozinha, administração e portaria. A escola de Educação Infantil Abilitá, na zona sul de São Paulo, há um ano vive um processo de transição com a mudança de uma das mantenedoras. Ajustes tiveram que ser realizados e, nesse sentido, o grupo gestor percebeu a necessidade de envolver todos os colaboradores em um momento de escuta e compartilhamento de demandas, receios e dúvidas. O DT foi essencial para permitir o planejamento de um processo empático, colaborativo e experimental.
Design Thinking e Cultura Digital
A unidade do Senac Campos de Jordão, formada pela faculdade e o Grande Hotel, convidou a diretora-executiva do Educadigital, Priscila Gonsales, para realizar um dia de imersão em Design Thinking com professores da unidade e de unidades vizinhas como Pindamonhangaba e Taubaté. O objetivo da formação era refletir sobre a inter-relação do DT com a cultura digital, como por exemplo, os princípios da Ética Hacker, especialmente aqueles relacionados à autoria, compartilhamento e geração de benefícios para a comunidade. Além disso, a prototipagem do grupo trouxe possibilidades de novas configurações em sala de aula, assim como integração entre os diversos cursos oferecidos pela instituição.
Design Thinking, Educação e Futuros Emergentes 2
Pela segunda vez na Escola Gracinha, em São Paulo, a oficina teve a participação de alunas do 9º ano do Ensino Fundamental que, como sempre, só enriqueceram as trocas e as possibilidades de criação. Todos tiveram como foco da empatia criar a persona da escola, a partir do que a instituição recebe de demandas, do que cumpre, descumpre e o que almeja.