Educadores de gestores do Senac Aclimação em São Paulo participaram de uma formação especial em #designthinking para a cocriação de desafios a serem trabalhados nas reuniões pedagógicas
Com um programa periódico já tradicional de reuniões pedagógicas entre o corpo docente, o Senac Aclimação resolveu fazer algo diferente agora no início de 2016. Em vez de já distribuir os pontos previamente identificados pela gestão para serem trabalhados ao longo do ano, preferiu promover um encontro para que esses pontos —os desafios— pudessem ser identificados pelos próprios docentes e contrataram a facilitação pedagógica do IED para conduzir o processo.
Esse é um exemplo do que chamamos de “oficina customizada” de Design Thinking, pois é preparada especialmente para as necessidades de um grupo. A diretora-executiva Priscila Gonsales preparou um roteiro que estimulou os participantes a olharem para si mesmos e identificarem seus talentos, paixões e interesses ali no espaço institucional que atuam. Com isso, uma dinâmica de empatia, na sequência, sugeria concentrar nos aspectos racionais e emocionais que começavam a surgir com os apontamentos. O que era somente mental? O que tinha a ver com emoção?
Para que todos pudessem identificar e analisar desafios, foi preciso um resgate das características das pessoas envolvidas nesses desafios, ou seja, os próprios educadores. Foi a primeira vez que uma oficina de DT contou com a participação de dois professores com deficiência visual e nos fez pensar que é preciso prototipar uma oficina voltada para a inclusão, por mais visual que todo o desenrolar das etapas do DT seja, é fundamental contemplar essa possibilidade. Estamos estudando. Se você tiver alguma informação sobre isso, escreva para a gente: contato@educadigital.org.br
Agradecemos a colaboração da Natalie Nahas, profissional da área social e atualmente participante do curso-lab online de Design Thinking, que foi nossa assistente voluntária nesse encontro!
Para saber mais sobre oficinas customizadas, leia aqui.