Novo tema de oficina de DT para Educadores, realizada no Instituto Singularidades, apresentou o conceito de inovação aberta e como pode ser associado à educação na cultura digital

Participantes da oficina

Participantes da oficina

Professores, designers, educadores, gestores de universidades e estudantes de graduação de pedagogia estiveram presentes na oficina “Design Thinking e a inovação aberta na educação”, realizada no dia 27 de outubro no Instituto Singularidades, parceiro na cessão do espaço.

Inovação aberta é um conceito que surge no início dos anos 2000, a partir dos estudos do professor Henry Chesbrough, Phd em Administração de Empresas e diretor do Center for Open Innovation na Universidade da Califórnia, em Berkeley, que muda a perspectiva do modelo tradicional e amplamente difundido de inovação fechada, especialmente nas empresas nos séculos XIX e XX. Inovação significava controlar. Controlar quem serão as pessoas envolvidas internamente na geração, desenvolvimento e execução de ideias para um novo produto ou serviço e que, feito isso, o lançamento ao mercado consumidor seria o suficiente. Durante muito tempo, as áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D), recebiam investimento considerável para estruturar e dar conta do processo de produzir inovação, sempre contratando profissionais renomados, capacitados e bem formados visando garantir lucros altos e também, o controle total da propriedade intelectual.

À medida que se atribuiu ao usuário, ao público, a percepção de valor, surge o conceito de inovação aberta . Ou seja, só vai ser inovação se de fato provocar uma melhoria na vida das pessoas envolvidas naquele produto ou serviço. Trata-se de uma visão fortemente utilizada pela abordagem do design thinking (DT), que utiliza processos empáticos e colaborativos na busca de soluções para problemas e desafios cotidianos. Na educação, tanto o design thinking como a inovação aberta fazem ainda mais sentido no contexto da cultura digital.

maqueteSing

Protótipo de eventos especiais para apoiar as famílias

O tema dessa oficina de DT foi lançado pelo Educadigital durante o Congresso da ANID – Associação Nacional de Inclusão Digital, em agosto de 2016, e visa estimular os participantes a prototiparem ideias que favoreçam a colaboração e a abertura das instituições educativas para a sociedade em geral. Dentre as ideias que surgiram, criação de um espaço físico de troca e colaboração entre docentes de uma escola, uma série de eventos especialmente configurados para famílias sobre como lidar com a incerteza e as mudanças do mercado de trabalho, um projeto de currículo universitário cocriado semestralmente com os alunos e uma ação institucional de fomento à observação participativa e empática dos vários públicos de uma escola ou universidade para favorecer melhorias nas relações interpessoais.

 Veja nosso álbum de fotos aqui.

 

Pin It on Pinterest

Educadigital
Participantes da oficina
maqueteSing
Share This