Quando associamos os princípios do Design Thinking ao propósito das Cartas dos Talentos,  criamos uma vivência lúdica para refletir sobre gestão de pessoas e formação de lideranças

 Sobre o Design Thinking 

 Conheça a edição revista e ampliada do livro Design Thinking e a Ritualização de Boas Práticas Educativas, lançada em 2024!

Priscila Gonsales relaciona o design thinking ao contexto atual da inteligência artificial baseada em dados a partir de abordagens contemporâneas relacionadas, como o “design justice” e o  “design do aprender a ser”. O livro convida leitores para uma reflexão sobre o papel do DT diante de questões fundamentais da atualidade visando a construção de futuros mais justos e sustentáveis.

A primeira edição foi lançada em 2018, após quatro anos do lançamento da iniciativa Design Thinking para Educadores, que oferece um material (toolkit) aberto e gratuito.

Sobre as Cartas dos Talentos

 O jogo Carta dos Talentos é um instrumento lúdico baseado na Psicologia Positiva e na Abordagem Integral, e que apresenta 32 diferentes talentos (ou competências) dos seres humanos, categorizadas em 4 dimensões (Corporal, Emocional, Cognitiva e Significado), com 4 diferentes focos (Experiência, cartas azuis representadas pelo polvo; Execução, cartas bordôs representadas pelo esquilo; Relações, cartas verdes representadas pelo cãozinho e Impacto, cartas cor de mel representadas pela abelha), e finalmente, com duas macro intenções (Preservação e Mudança).

As cartas, criadas pelo designer Ricardo Ferrer e ilustrações de Felipe Tognoli, podem ser utilizadas em diferentes contextos de forma leve e bem-humorada, seja no desenvolvimento pessoal, na gestão de pessoas e composição de times, planejamento de projetos e atividades educacionais; e tem como destaque dar visibilidade para alguns tipos de talentos que muitas vezes ficam ocultos e subvalorizados (como Sinestesia, Memória, Resistência e Privacidade, por exemplo) e não estão identificados em nenhum outro modelo de talentos e fortalezas.

Veja no link abaixo a ficha comparativa que apresenta todos os talentos do baralho com os principais modelos equivalentes conhecidos.

Oficinas e formação Design de Talentos

No livro Designing Your Life, de Bill Burnet e Dave Evans, o lema “a vida é um processo, não um resultado” é uma das inspirações dessa oficina que oferecemos para equipes de instituições e empresas. Os princípios do Design Thinking – empatia, colaboração e experimentação – permeiam todo o processo para a tomada de decisões de cunho individual ou coletivo.

Estruturar projetos – profissionais ou pessoais – mais alinhados às intenções das diferentes fases da vida e às expectativas da jornada da equipe envolvida. Por meio de exercícios, frameworks e conversas facilitadas sobre talentos que temos e talentos que queremos ter por perto.

Leve a oficina Design Thinking e Você (DT e VC) para sua instituição! Ou então a formação/certificação Design de Talentos – Formação de Facilitadores, na qual os participantes também recebem as cartas para utilizar e replicar a metodologia em suas atividades profissionais.

Entre em contato! 

Realizamos oficinas DT e VC e a formação Design de Talentos – Formação de Facilitadores no formato in company, presenciais e remotas.

Excelente escolha para desenvolvimento de equipes de trabalho ou para organização de novos times, visando aprimorar processos participativos, colaborativos que identifiquem e valorizem os diferentes talentos envolvidos no grupo.

 

Share This