Design Thinking significa acreditar que podemos fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional colaborativo para chegar ao novo, a soluções criativas e criar impacto positivo

o que é?

Você já deve ter ouvido falar bastante em Design. É um termo de difícil tradução no Português. Algumas vezes dá para substituir por “Projeto”, “Criação”, “Plano” e outras vezes por nenhuma palavra mesmo. Design pode ter significados diferentes conforme o propósito de uso, como por exemplo, webdesign, design de interiores, design gráfico.

E Thinking? Do verbo em inglês “to think”, significa “pensar” ou “achar” em alguns casos.

E agora, os dois juntos, “Design Thinking”? Se você digitar num tradutor online, provavelmente vai aparecer: “Pensamento de Design”. E voltamos à questão da tradução. Por isso, decidimos manter o título Design Thinking (DT) original considerando que é uma expressão idiomática que vem ganhando notoriedade em todo o mundo. Como definição, DT é um novo jeito de pensar e abordar problemas ou, dito de outra forma, um modelo de pensamento centrado nas pessoas.

o processo de Design Thinking

 

No livro Design Thinking Brasil, primeiro no tema no país, os autores Tenny Pinheiro e Luis Alt ressaltam que o DT deve ser considerado como uma abordagem e não como uma metodologia:

…quando se fala em metodologia, logo as pessoas criam a expectativa de que vão aprender um passo a passo, uma receita de bolo. E não é bem esse o caso”.

As etapas do DT permitem releituras e remixagens a partir das demandas e necessidades de quem as usa. Trata-se de uma prática educacional aberta (PEA).

Quem popularizou o DT como abordagem disruptiva que pode ser utilizada em diversas áreas do conhecimento foi a empresa americana de design e inovação IDEO, de Palo Alto, na Califórnia, que em 2012 lançou o material Design Thinking for Educators, que já existe disponível em diversos idiomas.

A primeira tradução e adaptação para o contexto brasileiro foi feita em 2014 pelo Educadigital, que vem formando uma rede de facilitadores de diversas cidades brasileiras.

toolkit

Composto por um livro e um caderno de atividades,  mostra como utilizar a abordagem do DT a partir de desafios cotidianos que os educadores e gestores enfrentam.

Pode ser um desafio de sala de aula, ou do grupo de professores ou da escola com a comunidade do entorno. O importante é ter sempre foco nas pessoas envolvidas no processo, e refletir sobre o que pode agregar valor à vida delas.

Organizado em cinco etapas – descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução – traz uma proposta para educadores e gestores conseguirem criar soluções criativas para as atividades de ensino e de aprendizagem por meio de um processo que envolve cocriação, ou seja, muita troca de ideias para chegar a um objetivo comum

oficinas e facilitação pedagógica

Realizamos oficinas para o público em geral, presenciais e remotas, com inscrição prévia.

Também organizamos e conduzimos processos cocriativos de facilitação pedagógica para grupos de instituições sociais e escolas.

Nossas oficinas trazem uma perspectiva ampliada do DT para Educadores, associando o processo colaborativo a abordagens como Jornada do Herói, Carta dos Talentos, Cidadania Digital, Futuros Emergentes, dentre outras.

Quer levar uma oficina de DT para sua instituição, um curso para sua equipe ou mesmo contratar nossa facilitação de processos colaborativos? 

Share This