Na última semana o Todos pela Educação apresentou duas matérias sobre o mapeamento atual da internet nas escolas brasileiras e a integração das TIC na educação, vários especialistas foram consultados e entre eles a diretora-executiva do IED, Priscila Gonsales.
Segundo levantamento do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), de 2011, apenas 42,6% das escolas públicas de Ensino Fundamental têm acesso à internet e 55,9% delas ainda não possuem laboratório de informática.
No início do ano, o ministro Aloizio Mercadante anunciou que o MEC vai distribuir 600 mil tablets para os professores, com um investimento entre R$ 150 milhões e R$ 180 milhões. O processo vai começar antes que se tenha uma análise do impacto do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), do governo federal. Pelo Prouca, criado em 2005, estados, municípios e o Distrito Federal podem adquirir laptops novos para as escolas. O programa chegou a apenas 2% das escolas do País.
Segundo especialistas, não adianta as ferramentas serem oferecidas sem o preparo dos profissionais da educação para lidar com elas. Para eles, a escola precisa saber incorporar as chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) à rotina da sala de aula.
De acordo com Priscila Gonsales “as crianças e jovens vão para a escola como se fosse um mundo à parte daquilo que eles vivem” e “as pessoas já estão financiando, comprando os seus computadores. Isso já faz parte da rotina delas”.
A pesquisa TIC Domicílios 2011, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação,comprova o que diz Priscila. Segundo o estudo, o crescimento do uso da internet em casa vem substituindo o acesso à rede em lan houses ou centros públicos de acesso pago. “A escola não pode estar desligada do que a sociedade é. Hoje estamos impregnados de uma cultura digital”, explica ela.
No caso da formação docente, Priscila diz, “o que falta hoje em dia são espaços de troca de experiência entre os professores. Seriam trocas presenciais ou online, onde os professores possam compartilhar seus desafios e dúvidas”. Segundo pesquisa recente do TIC Educação, para 70% dos professores a melhor forma de aprender é com a experiência de outro professor.
Leia na íntegra:
Menos da metade das escolas públicas de Ensino Fundamental tem acesso à internet
Para especialistas, o uso das novas tecnologias amplia possibilidades de aprendizado
Crédito de Imagem – Alexandre Martinazzo