Realizado no Centro Cultural de São Paulo, segunda edição do evento contou com painel sobre educação e práticas pedagógicas abertas na gestão pública

 

Jorge Machado (USP), Priscila Gonsales (Educadigital) e Cristiano Ferri (LabHacker)

Jorge Machado (USP), Priscila Gonsales (Educadigital) e Cristiano Ferri (LabHacker)

Para falar sobre educação aberta, recursos educacionais, licenças e repositórios abertos, a Parceria Governo Aberto (OGP-Brasil) convidou a diretora-executiva do Instituto Educadigital, Priscila Gonsales, o pesquisador da Cátedra UNESCO de Educação Aberta do Nied/Unicamp, Thiago Soares e o professor da rede municipal de São Paulo, Alex Meusburger. A mediação foi da coordenadora do Pátio Digital da Prefeitura de São Paulo, Fernanda Campagnucci.

 

Dentre os temas debatidos, o conceito de “educação aberta”, “recursos educacionais abertos” e a importância desses temas para a política pública. Priscila aproveitou para apresentar o guia Como Implementar uma Política de Educação Aberta e REA, que está disponível para leitura on-line e para baixar. Thiago relatou o estudo de repositórios educacionais na América Latina que foi realizado em 2014, ressaltando a dificuldade de um padrão que favoreça os usuários, seja em termos de acesso, como também de classificação dos objetos do acervo segundo critérios de licença.

 

Com o recente lançamento da nova plataforma do MEC em software livre, espera-se que seja possível criar novos repositórios por meio da cooperação entre países. Já Alex Meusburguer abordou a questão das práticas educacionais abertas, do trabalho diversificado que a a robótica permite ao professor, favorecendo os diferentes saberes e perfis dos alunos. cartaz

 

Segundo Fernanda Campagnucci, o governo aberto visa aproximar governo com a sociedade, o que significa transparência, colaboração, participação social, responsabilização do gestor público. Em educação, surge uma dimensão nova, a dimensão pedagógica. “Não basta abrir somente as questões como alimentação escolar, transporte, repasse de recursos para a escola, orçamento, é fundamental envolver o a comunidade escolar que está presente no contexto, além de ressaltar a questão do que as crianças estão aprendendo, quais os princípios, valores e estratégias utilizadas”, explicou Fernanda.

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