Instituto Educadigital será representa sociedade civil brasileira no principal congresso global sobre Recursos Educacionais Abertos (REA)
Liubliana, capital da Eslovênia, será a sede do 2º Congresso Mundial de REA da UNESCO. Com duração de 3 dias, de 18 a 20 de setembro, vai reunir lideranças governamentais no mundo todo, além de pesquisadores, sociedade civil e profissionais atuantes na área.
O tema central do evento é como os Recursos Educacionais Abertos (REA) podem contribuir com a melhoria da equidade e da qualidade da educação, tendo como base o 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Desde o 1º congresso, realizado em 2012 em Paris (França), que gerou a Declaração REA de Paris, o Brasil vem marcando presença e relatando os avanços na área por meio de projetos e ações de política pública em diversos níveis: municipal, estadual e federal. Inscrições abertas.
Como ação preparatória para o Congresso, a UNESCO e o Commonwealth of Learning organizaram as Consultas Regionais nos cinco continentes para levantar as principais estratégias relacionadas à REA nos diversos países nas seguintes categorias:
- formação para uso, reuso e compartilhamento de REA;
- barreiras culturais e de linguagem;
- equidade no acesso a conteúdo de qualidade;
- novos modelos de negócio;
- desenvolvimento de política pública
A Consulta Regional Américas ocorreu no início de abril e os relatórios sistematizados estão disponíveis em inglês pelo site: http://rcoer.col.org/resources–documents.html
Para fazer parte da comitiva brasileira que está sendo organizada pela Iniciativa Educação Aberta, envie um email para contato@aberta.org.br