De 23/08/2016 a 20/10/2016 – Podem participar profissionais e estudantes de todas as áreas do saber interessados em mediar processos educacionais colaborativos em escolas, ONGs, empresas e demais instituições
Vagas limitadas!
Empatia, colaboração e experimentação formam os três pilares do Design Thinking (DT), uma abordagem que pode apoiar a busca por inovação com qualidade, a partir da percepção de valor na vida das pessoas. O conceito ganhou popularidade no início dos anos 2000, quando a IDEO, uma das agências mais influentes e premiadas internacionalmente, com sede no Vale do Silício, na Califórnia/EUA, começou a utilizar em seus trabalhos de consultoria para organizações públicas e privadas do mundo todo.
Em 2012, a IDEO lança um material especial voltado para educadores, o Design Thinking for Educators. Em 2014, o Instituto Educadigital (IED) traduz e lança a versão em Português, disponível para download na íntegra ou por capítulos e ainda para leitura online. O Design Thinking busca criar uma cultura de inovação baseada no ser humano. Vem sendo utilizada nas mais diversas áreas, de negócios a causas sociais e tem por objetivo estimular um processo de cocriação entre os envolvidos na busca de soluções que resultem em valor percebido pelas pessoas. Dois anos depois do lançamento do Design Thinking para Educadores no Brasil, o Instituto Educadigital vai oferecer o segundo curso online de formação para facilitadores, voltado para profissionais de todas as áreas do saber interessados em mediar processos educacionais colaborativos em escolas, ONGs, empresas e demais instituições.
O ambiente escolhido é o Moodle, um software livre, que foi personalizado por Daniel Neis, um dos organizadores do Moodle Moot Brasil e membro da comunidade REA do Brasil. Trata-se de um espaço de aprendizagem colaborativa que estimula e permite a todos os participantes, de forma ativa, aprender em grupo a partir de conteúdos disponíveis online, referências teóricas e atividades interativas. Para receber o certificado, o participante vai ter um mês para criar e implementar um protótipo de oficina. De 22 de fevereiro a 19 de abril de 2016, o curso tem carga-horária de 36h, com módulos temáticos começando toda semana. O tempo de dedicação semanal é definido pelo próprio participante conforme sua disponibilidade.
Veja aqui as principais perguntas e respostas:
É um curso para quem está no mercado? Sim, é um curso para quem está trabalhando, estudando, buscando desenvolver habilidades e refletir sobre questões essenciais para atuar na área de educação ou em situações educativas dentro de empresas e instituições diversas. Para pessoas que acreditam em processos colaborativos e cocriativos.
Afinal, o que é prototipar? Prototipar é criar protótipos, experimentos, práticas, atividades concretas a partir da aprendizagem que vai ser desenvolvida no curso. No curso, o protótipo será a criação e a implementação de uma oficina de DT pelo participante para um grupo de pessoas que ele escolher.
Quem pode se inscrever? Profissionais das mais diversas áreas do saber e estudantes universitários que atuem ou tenham interesse em atuar na facilitação de processos educativos colaborativos.
Quais serão os 5 módulos desenvolvidas no curso?
– Contexto da educação
– Introdução ao Design Thinking e ao Design Thinking para Educadores
– Descoberta e Interpretação
– Ideação e Experimentação
– Mão na massa: crie sua oficina
Como está distribuída a carga horária de 36h? O curso exige um mínimo de 1h de dedicação diária ou 7h por semana no total de 4 semanas de curso, um módulo por semana. Cada participante organiza e distribui o tempo conforme sua disponibilidade. No 5o módulo, o participante tem 8h para preparação da oficina como protótipo de finalização do curso e até 4 semanas para implementar, registrar e enviar como trabalho final.
Teremos Wiki coletiva e hangouts ao vivo com convidados!
Vai ter certificado? Sim. Todos os participantes que concluírem o curso e realizarem o protótipo final receberão certificado. O participante poderá ainda optar por fazer parte da rede de Facilitadores Associados do Instituto Educadigital.
Quem é a mediadora?
Priscila Gonsales – Fellow Ashoka, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela ESPM e graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atua na área de educação e tecnologia desde 2001. Como pesquisadora do Cenpec (Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária) coordenou o Programa Educarede no Brasil, pioneiro na formação para o uso educativo da Internet pelas escolas públicas de 8 países. É cofundadora do Instituto Educadigital (www.educadigital.org.br), que trabalha em prol da educação aberta na cultura digital. É consultora da pesquisa TIC-Educação, realizada anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, uma das autoras do livro Recursos Educacionais Abertos (www.livrorea.net.br) e editora da versão em Português do material Design Thinking para Educadores. Em 2012 representou o Brasil no Congresso Internacional de Recursos Educacionais Abertos da Unesco em Paris/França.
Sobre o Instituto Educadigital
Desde 2011, o IED tem utilizado o DT em suas atividades de formação, e também em processos de facilitação para planejamento e concepção de projetos educativos, como por exemplo: Edukatu, Escola Digital e Edufinanceira na Escola. Desde o lançamento do material, o IED já realizou formações no Colégio Porto Seguro, na Escola Bilíngue Aubrick , na Escola Judicial do TRT 2a Região, na Faculdade Getúlio Vargas e no SESI, todos na cidade de São Paulo; na Secretaria Municipal de Educação de Cajamar, na Grande São Paulo. Também organizou oficinas na HUB Escola em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba e na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em São Bernardo do Campo. Atualmente está iniciando uma série de oficinas de formação presencial e mini-curso para o Programa Acessa SP em parceria com a Escola do Futuro da USP e desenvolvendo formação online e presencial para escolas do RS e SC participantes do Game Logus – A Saga do Conhecimento, da Fundação Sirotsky.
Qual o investimento?
R$ 1200,00 (um mil e duzentos reais)
Em até 4x no cartão de crédito via Paypal
Pessoas que já participaram de oficinas presenciais têm 30% de desconto
Outras formas de pagamento?
À vista via depósito bancário R$ 1000,00 até dia 15/07/2015
Parcelado em 2x: R$ 500,00 (15/07/2016 e 15/08/2016)
Solicitar por email: contato@educadigital.org.br
Inscreva-se aqui:
https://educadigital.novoaeon.com.br/
Ao entrar na home-page do curso, clique no Curso-laboratório Design Thinking para Educadores – Turma 2. Vai abrir uma página de login. Se for a sua primeira vez no ambiente, clique no botão “criar uma conta” depois de ler as instruções. Depois de preencher o formulário, você vai receber um email pedindo confirmação. Confirme para poder acessar o ambiente com seu login e senha. Acesse e clique novamente no Curso Design Thinking para Educadores que vai aparecer o botão do PayPal. Feito o pagamento, você já vai entrar no ambiente do curso.
Informações contato@educadigital.org.br