Design Thinking no projeto Conviver da UFPR
Dia 10 de abril, a equipe responsável pelo projeto Conviver da Universidade Federal do Paraná participou da formação presencial para uso da abordagem a partir do material de apoio e caderno de atividades.
Realizado pelo grupo de pesquisa Interagir, do Programa de Pós-Graduação em Educação, que estuda questões relacionadas ao bullying, o projeto Conviver foi selecionado pelo Ministério da Educação para a formação de profissionais da educação básica voltada para a educação em direitos humanos e diversidade. Participam do projeto 114 escolas municipais e estaduais de Curitiba.
Design Thinking, Educação e Futuros Emergentes em Curitiba
Uma mansão tombada no bairro Batel, em Curitiba, hoje uma das sedes do Centro Europeu, escola de idiomas e cursos livres de moda, designe música, foi o cenário para a oficina que ocorreu no dia 28 de abril, Dia da Educação. No grupo, além de professores, também estiveram gestores do Ministério Público responsáveis por educação corporativa, diversidade e heterogeneidade que sempre enriquece os encontros. Dentre os protótipos apresentados, um modelo de prática a partir do RPG para os inícios letivos em que todos chegam e se apresentam a partir de uma representação simbólica, um sistema de incentivo à leitura a partir do uso de aparelhos digitais e um canal de vídeos na web temático para apoiar os estudantes nos estudos e desenvolvimento de atividades.
Oficina básica no Rio – edição 5
Um grupo só de mulheres, profissionais da educação — de redes públicas e instituições privadas — esteve presente na oficina do dia 28 de abril, conduzida pela facilitadora associada Graça Mendes, que ocorreu no HVNO Cowrking, na Tijuca. Como faz em todas as suas oficinas, Graça propôs uma reflexão a partir da chamada “quem sou eu para educar?” e aproveitou e mostrou a todas o novo livro, Design Thinking e a Ritualização de Boas Práticas Educativas.
“Era um dos meus sonhos facilitar DT, falei inclusive que estava realizando um dos meus projetos”, pontuou Graça.
Estreia: #cursolaDT Formação de Facilitadores em espanhol
Pela primeira vez, o curso laboratório on-line de formação de facilitadores em Design Thinking para Educadores está sendo oferecido, desde o dia 24 de abril, no idioma espanhol. Participantes do Uruguai, Espanha, Argentina e Cuba estão tendo a oportunidade de conhecer a metodologia EAD do Instituto Educadigital e trocar conhecimentos e saberes sobre qualidade na educação. A moderação do curso está sendo feita por Sandra Mendez, facilitadora associada do Chuí/RS e pela diretora do Educadigital, Priscila Gonsales.