trajetória profissional e acadêmica

Doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, Mestre em Inteligência Artificial, Educação e Complexidade pela PUC-SP, Máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e jornalista pela Cásper Líbero. Atua na área de educação, comunicação e tecnologia digital há mais de 20 anos, em escolas e instituições do 3º setor como Fundação Abrinq e Cenpec (Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Nesta última, coordenou o Programa EducaRede (2001-2010), pioneiro na formação de educadores para o uso educativo da internet.

Em 2010 fundou o Instituto Educadigital, organização da sociedade civil brasileira premiada internacionalmente por seu trabalho pela causa da educação aberta associada à promoção dos direitos digitais (acesso à informação, liberdade de expressão e privacidade de dados pessoais) e do 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (qualidade, equidade e inclusão). Por seu trabalho pioneiro na área foi selecionada como empreendedora social Ashoka (fellow Ashoka) em 2013 e como mulher inovadora do século XXI pelo projeto espanhol Innovactoras del Siglo XXI.

Professora da extensão Adolescência, Saúde Mental e Mídias Interativas na PUC-SP e da pós-graduação Educação em Entornos Virtuais da UNPA (Argentina). Foi professora do módulo de Design Thinking na pós-graduacão  Formação Integral de Educadores no Instituto Singularidades. Pesquisadora da Iniciativa Educação Aberta  na Universidade de Brasília, do Observatório Educação Vigiada, da UFPA e do Centro de Pesquisa em Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da UNICAMP, além de visiting fellow do Centro de Pesquisa em Futuros Sociodigitais (CenSoF) da Universidade de Bristol/Reino Unido. Consultora UNESCO em educação para equidade de gênero em carreiras STEM. Membro do Comitê de Especialistas da pesquisa TIC Educação do Cetic.br/Nic.br e da comunidade ativadora do projeto Escolas Transformadoras. Pesquisa as relações entre complexidade na educação diante dos avanços das aplicações e impactos sociais da Inteligência Artificial.

Pin It on Pinterest

Share This