trajetória profissional e acadêmica
Doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, Mestre em Inteligência Artificial, Educação e Complexidade pela PUC-SP, Máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e jornalista pela Cásper Líbero. Atua na área de educação, comunicação e tecnologia digital há mais de 20 anos, em escolas e instituições do 3º setor como Fundação Abrinq e Cenpec (Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Nesta última, coordenou o Programa EducaRede (2001-2010), pioneiro na formação de educadores para o uso educativo da internet.
Em 2010 fundou o Instituto Educadigital, organização da sociedade civil brasileira premiada internacionalmente por seu trabalho pela causa da educação aberta associada à promoção dos direitos digitais (acesso à informação, liberdade de expressão e privacidade de dados pessoais) e do 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (qualidade, equidade e inclusão). Por seu trabalho pioneiro na área foi selecionada como empreendedora social Ashoka (fellow Ashoka) em 2013 e como mulher inovadora do século XXI pelo projeto espanhol Innovactoras del Siglo XXI.
Professora da extensão Adolescência, Saúde Mental e Mídias Interativas na PUC-SP e da pós-graduação Educação em Entornos Virtuais da UNPA (Argentina). Foi professora do módulo de Design Thinking na pós-graduacão Formação Integral de Educadores no Instituto Singularidades. Pesquisadora da Iniciativa Educação Aberta na Universidade de Brasília, do Observatório Educação Vigiada, da UFPA e do Centro de Pesquisa em Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da UNICAMP, além de visiting fellow do Centro de Pesquisa em Futuros Sociodigitais (CenSoF) da Universidade de Bristol/Reino Unido. Consultora UNESCO em educação para equidade de gênero em carreiras STEM. Membro do Comitê de Especialistas da pesquisa TIC Educação do Cetic.br/Nic.br e da comunidade ativadora do projeto Escolas Transformadoras. Pesquisa as relações entre complexidade na educação diante dos avanços das aplicações e impactos sociais da Inteligência Artificial.
livros
- Inteligência além da Artificial: educar para o pensar complexo (2022)
- Design Thinking e a Ritualização de Boas Práticas Educativas (2018 – nova edição 2024)
- Como Implementar uma Política de Educação Aberta (2017)
- Design Thinking para Educadores (2014)
- Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas (2012)
artigos acadêmicos
- Pesquisa em Futuros Sociodigitais: reivindicações e affordances em evidência
- IA, Educação e Contemporaneidade: dos ambientes às assemblagens
- IA na Educação: da programação à alfabetização em dados
- Mapping surveillance capitalism in south american higher education
- Oppening UP Digital Tech for Education
- Educação na Contemporaneidade: entre Dados e Direitos
- Recursos Educacionais Abertos no Brasil: 10 anos de ativismo
- Recursos Educacionais Abertos e as novas práticas sociais
- Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos na Política Pública Brasileira
- Recursos Educacionais Abertos, formação de professores e o desafio de educar na cultura digital
jornalismo e entrevistas
- Como escapar dos serviços grátis das BigTechs e da vigilância de dados? FreshEd
- Como surgiu o Educadigital – TripTransformadores
- Design Thinking para Educadores – I-genius
- Beyound Application: Education and AI
- Open Innovation in Education Study: Concepts and Business Models
- 20 Tendências Tecnológicas na Educação
- Avanços e Equívocos da Educação Digital – Technopolítica
- Design Thinking: espantos, coletividades e rituais
- Como o Uruguai pode inspirar o Brasil
- Livros, leitura e acesso
- Inconvenientes das Tecnologias
- Educação Aberta: Avanços e Retrocessos
- Medium – artigos
prêmios
- Menção honrosa Prêmio Enap de Educação 2023
- Vencedora do Open Education Awards 2019 com a Iniciativa Educação Aberta
- Educadigital foi indicado ao Prêmio WSIS da Cúpula da Sociedade da Informação da ONU em sua atuação com formação de educadores e gestores (2019)
- Recebeu flash grant da Shuttleworth Foundation para a criação do REliA, referatório de recursos educacionais com licenças abertas
- Semi-finalista no Prêmio-desafio Reinventando a Aprendizagem com a iniciativa Design Thinking para Educadores (2014)
- Vencedora do Prêmio ARede com o projeto REA.br (2012)
realizações
- Visiting Fellow no Centre for Sociodigital Futures, na Universidade de Bristol (desde 2023)
- Concepção e desenvolvimento de cursos e formação EaD, como o Líder Docente STEM e Líder Educação Aberta da UNESCO Brasil
- Formação e mentoria de gestores públicos da CAPES e MEC sobre educação aberta e direitos digitais
- Mentora do Worskhop sobre Ciência Aberta e Educação Aberta para universidades de Cuba, Peru e Bolívia, na cidade de Lima (Peru), organizado pelo VLUHR, consórcio de universidades flamengas (Bélgica) – 2019
- Participou dos workshops internacionais sobre melhor regulação da internet na América Latina, organizados no Brasil e em Buenos Aires (Argentina) pelo CELE-Universidade de Palermo, Artigo 19, Fundação Karisma e Pan American Development Foundation – 2019
- Membro da comunidade internacional de mentores no Open Education Policy Forum, realizado anualmente pelo Open Education Consortium na Polônia – 2019
- Representou o Brasil nos Congressos Internacionais de Recursos Educacionais Abertos da UNESCO, em Paris/França 2012 e Liubliana/Eslovênia 2017
- Representou o Brasil no Advocacy Day sobre Recursos Educacionais Abertos na Casa Branca, em Washington/DC em 2014
- Organizou a tradução e adaptação para o Brasil o material Design Thinking para Educadores, da IDEO, 2014