Descrição
Os avanços das aplicações de inteligência artificial (IA) baseada no tratamento de dados (Big Data) vêm trazendo um novo contexto para a cultura digital. Cada vez mais presente em nosso cotidiano, a IA é uma tecnologia que faz uso de modelos estatísticos de probabilidade que funcionam a partir de correlações e identificação de padrões em dados. Desde o fim de 2022, ferramentas que usam processamento de linguagem natural, como o ChatGPT, estão no centro das atenções da sociedade.
Em educação, a IA tem sido frequentemente apontada como fonte para melhoria do ensino a partir de uma visão meramente ferramental (personalização da transmissão de conteúdos e acompanhamento/avaliação da apreensão de tais conteúdos). No entanto, a IA traz em si um caráter multidimensional, permeado por benefícios e riscos, além de impactos sociais, econômicos, jurídicos e ambientais que são praticamente desconhecidos por educadores e gestores. Para quem é profissional da educação, a visão transdisciplinar com base no pensamento complexo, de Edgar Morin favorece uma visão ecossistêmica do contexto atual e em constante transformação da tecnologia digital.
AULA GRAVADA + COMPARTILHAMENTO DA ATIVIDADE EM GRUPO
Emissão de certificado
Descontos especiais para grupos, enviar email para: contato@educadigital.org.br
ROTEIRO
19h – Recepção e boas-vindas
19h20 – IA, educação e pensamento complexo: caminhos para religação de saberes
20h30 – Atividade prática em salas simultâneas: auditoria de IA na educação
21h30 – Compartilhamento de experiências e insights
21h50 – Fechamento e sorteio de livros
Priscila Gonsales – Doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, Máster em Educação, Família e TIC pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), especialização em Design Thinking pela ESPM-SP e em Comunicação e Educação pela USP. Fundadora do Instituto Educadigital, é pesquisadora da Iniciativa Educação Aberta da Cátedra UNESCO de EaD na UnB, professora da pós-graduação Formação Integral de Educadores no Instituto Singularidades, consultora especialista da pesquisa TIC Educação do CETIC.br e fellow da Ashoka. Autora dos livros Design Thinking e a Ritualização de Boas Práticas Educativas (2018) e Inteligência Além da Artificial: Educar para o Pensar Complexo (2022).