Design de Talentos

R$1.445,00

CURSO ON-LINE E SÍNCRONO
* Inclui KIT das Cartas dos Talentos: 2 conjuntos de 32 cartas de talentos + 2 conjuntos 10 cartas de categorias + 16 cartas de investigação de talentos

Período: de 10/12/2025 a 28/02/2026  
6 módulos síncronos das 19h às 21h
1 módulo assíncrono
1 oficina presencial em São Paulo

Confira abaixo o descritivo dos módulos e as respectivas datas

Dúvidas:
 contato@educadigital.org.br
Cupom de 30% de desconto para professores, estudantes, profissionais de ONGs e associações parceiras, e participantes do minicurso introdutório. Entre em contato! 

Aula 1 – Introdução à abordagem integral

10/12 – Abordagem Integral ou Teoria Integral propõe um compreensão multidimensional da realidade. Disseminada há décadas pelo filósofo e escritor norte-americano Ken Wilber, trata-se de uma visão articulada entre quatro dimensões fundamentais: interior e individual; interior coletivo;  exterior individual, como o corpo; e exterior coletivo, como estruturas sociais e ambientais.

Inspiração para a criação das Cartas dos Talentos, essa abordagem  favorece uma atuação mais consciente, inclusiva e adaptativa em contextos pessoais, educacionais e socioambientais.

Aula 2 – Serious game, desenvolvimento e educação lúdica

15/12Este módulo explora o poder transformador dos serious games, isto é, jogos projetados com propósito educativo. Mais do que entretenimento, eles representam uma ponte dinâmica entre engajamento e aprendizagem significativa, permitindo a criação de experiências imersivas que desenvolvem competências cognitivas, socioemocionais e éticas. 

Período assíncrono para estudos e leituras

Entre fim de 2025 e início de 2026, período normalmente dedicado ao recesso de trabalho, nosso momento será assíncrono, com diferentes indicações de leitura e estudos sobre os temas trabalhados no curso. Cada participantes escolhe como e quanto tempo vai se dedicar. 

Aula 3 – Concepção das Cartas dos Talentos e experimentação

19/01/2026 – Como a abordagem filosófica e prática Integral e os estudos relacionados aos serious games orientaram a concepção e arquitetura das Cartas dos Talentos, a partir de quatro focos, quatro dimensões e duas intenções combinadas em 32 tipos de talentos. Teremos, ainda uma atividade prática com os cursistas.

Aula 4 – Design Thinking como mindset e abordagem criativa

26/01/2026 – O que é Design Thinking, o que mudou ao longo dos anos desde 2000 quando começou a ser disseminado na área de negócios e, na sequência, em diversos outros setores. De que forma os pricípios básicos da empatia, colaboração e experimentação ainda são relevantes no contexto contemporâneo marcado pela ascensão de tecnologias de inteligência artificial.

De que forma o Design Thinking apoia ou potencializa processos e a elaboração de diferentes metodologias associando as Cartas dos Talentos.

Aula 5 – Design de Talentos: aplicações parte I

02/02/2026 – Aula bem prática com apresentação de cases de sucesso na aplicação das Cartas dos Talentos em contextos de formação de liderança e desenvolvimento de times. Vamos conhecer projetos realizados em uma agência de comunicação/marketing, em uma rede de pesquisa acadêmica e uma organização do terceiro setor

Aula 6 – Design de Talentos: aplicações parte II

09/02/2026 – Segunda aula de apresentação de roteiros e casos práticos de planejamento de workshops. O foco será contextos educativos, com professores, estudantes e também comunidade internacional participante da edição 2025 do Digital Learning Week da UNESCO.

Fechamento: Oficina presencial e entrega das Cartas

28/02/2026 – Para que todos possam se programar, especialmente quem for de fora de São Paulo, faremos um encontro-oficina presencial, para uma vivência coletiva e aplicação prática dos conceitos que vimos no curso. Serão entregues os kits das Cartas dos Talentos e a certificação como facilitadores.

Professores

Priscila Gonsales

Priscila Gonsales

Educadigital

Pesquisadora, professora e consultora em educação aberta, abordagens de design e direitos digitais. Doutoranda em Línguas e Tecnologias pela UNICAMP, mestre em IA e Educação pela PUC-SP e também em Educação, Tecnologias e Família pela Universidade Pontificia de Salamanca (Espanha). Professora no curso Adolescência, Saúde Mental e Mídias Interativas da PUC-SP, consultora de projetos da UNESCO Brasil, pesquisadora associada da Cátedra UNESCO em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum (UnB), do Centro de Pós-Humanismo e Humanidades Digitais (UNICAMP) e pesquisadora associada honorária do ESRC Centre for Sociodigital Futures (Universidade de Bristol, Reino Unido). Membro do comitê de especialistas em pesquisa em Educação em TIC do CETIC.br.
Ricardo Ferrer

Ricardo Ferrer

Designer e consultor

Designer e consultor, é co-criador e facilitador do Jogo do Herói e criador de outros jogos e ferramentas criativas para desenvolvimento humano e organizacional, como as Cartas dos Talentos, Jogo dos Futuros Emergentes (Prêmio INFI de Educação Inovadora), Guia Náutico para Incertezas, dentre outros.

Integrador e curador de conteúdo na Chie Integrates, coautorou com Marcelo Cardoso o artigo Metamodelo Integral de Gestão, publicado no Journal of Integral Theory and Practice. Bacharel em Propaganda e Marketing, pela ESPM, tem formação em Mitos, Símbolos e Arquétipos no Instituto Sedes Sapientae, em Liderança para a Sustentabilidade e Certificação Metaintegral, pelo Metaintegral Foundation, em Estuarine Mapping da Cynefin Co e no Programa Avançado de Gestão – Amana-Key

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